Prefeitura realiza formatura de Agentes de Saúde

Mesa das autoridades contou com presença do prefeito Roger e do secretário de Saúde Danjo.

OSÓRIO – Na semana passada, o Centro Universitário Cenecista (Unicnec) recebeu a formatura de Agentes de Saúde. O evento foi realizado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo, 65 pessoas se formaram, sendo 57 Agentes Comunitários e oito Agentes de Combate às Endemias.

Os primeiros foram capacitados teórica e tecnicamente, se habilitando a atuar na identificação, prevenção e controle das doenças e agravos e, também, aperfeiçoando os processos de trabalho direcionados pelos indicadores de saúde integrado a Vigilância em Saúde. Já os demais, foram capacitados para prevenção e controle de fatores de risco presentes no território local, sejam eles associados a fatores biológicos, econômicos, culturais, sociais, demográficos e ambientais na identificação precoce de sinais e sintomas de doenças e agravos, com ênfase na promoção da saúde.

Ambos os cursos foram realizados em parceria entre o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems) e a Universidade Federal do RS (UFRGS), e fazem parte do Programa Saúde com Agente. Ele foi criado para fortalecer a política de Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da formação ampla dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).

A formatura contou com a presença do prefeito Roger Caputi; do secretário municipal de Saúde Danjo Renê; da Coordenadora do Curso Saúde com Agente, a professora Mariangela Ziede; além dos preceptores e coordenadores AB, representantes da Vigilância Ambiental, familiares e amigos dos formandos.

Ao todo, foram formadas 65 pessoas, sendo 57 Agentes Comunitários e oito Agentes de Combate às Endemias. – FOTOS:PMO