Operação fiscaliza ligações irregulares na rede de esgoto

Operação fiscaliza ligações irregulares na rede de esgoto

As equipes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) têm intensificado as ações de fiscalização nas redes de esgoto sanitário (cloacal). O trabalho está sendo em diferentes municípios do Litoral Norte e tem objetivo de identificar possíveis irregularidades.

Depois de passar por Torres, Tramandaí e Xangri-lá, na próxima semana, a Corsan chegará a Capão da Canoa, onde será feita vistoria em imóveis comerciais e residenciais da região central da cidade. Além de tentarem identificar ligações irregulares de água pluvial à rede coletora cloacal, os agentes também irão fiscalizar o lançamento de gordura na rede e a conexão indevida à rede inoperante.

A inspeção ocorre por meio da verificação dos poços de visitas e das caixas de inspeção (aberturas em calçadas que dão acesso às tubulações). A fumaça não tóxica é aplicada nas entradas das tubulações, que aponta os locais onde existem essas conexões. No caso de serem encontradas irregularidades, o proprietário do imóvel é notificado e orientado a providenciar a drenagem adequada da água da chuva.

DANOS

De acordo com a Corsan, as redes de esgoto devem receber apenas os dejetos domésticos. “Misturar a elas o escoamento da água de chuvas causa sobrecarga e problemas como mau cheiro, retorno do esgoto para os imóveis, rompimento de rede e prejuízos ao meio ambiente. Além da conexão direta de água de chuvas ao sistema de esgoto, outros maus hábitos, como o descarte indevido de lixo e despejo de óleo nas redes de esgotamento sanitário, potencializam os danos”, ressalta a Companhia. A seguir, veja algumas dicas de como utilizar o sistema de esgoto doméstico corretamente:

– Não jogue lixo (cabelo, plástico, absorvente, camisinha, cigarro, fio dental, cotonetes, embalagens etc) no vaso sanitário, pia ou nas caixas de esgoto;

– Limpe periodicamente as caixas de gordura;

– Mantenha as caixas de inspeção fechadas, mas com a tampa acessível para verificações.