Tartaruga é resgatada em praia da região

Tartaruga é resgatada em praia da região

A Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar (BM) foi acionada na tarde de sexta-feira (17), após uma tartaruga ser encontrada na praia de Mariluz, em Imbé. O animal da espécie Cabeçuda (Caretta caretta) foi localizado na faixa de areia, nas proximidades da guarita 123.

Conforme a Patram, a tartaruga apresentava sinais de fraqueza. O animal, de aproximadamente 50 quilos, foi resgatado pelos agentes do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) e encaminhado ao Hospital Veterinário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde passará por exames. Após receber tratamento, a tartaruga será devolvida ao seu habitat natural.

BALEIA ENCALHADA

Pesquisadores do Ceclimar estão investigando o caso da baleia orca encontrada morta na última quinta (16), após encalhar na praia das Cabras, em Cidreira, próximo ao limite com Tramandaí. De acordo com o professor da UFRGS, Maurício Tavares, apesar da frequente aparição deste tipo de animal na Costa gaúcha, o seu encalhamento é incomum.

O especialista acredita que o mamífero deva ter ficado bastante dias morto no mar antes de aparecer na faixa de areia, já que apresentava um estado avançado de decomposição. Após a retirada de tecidos para análise, a carcaça da baleia foi recolhida e levada ao Museu de Ciências Naturais do Ceclimar (Mucin), em Imbé, onde ficará a mostra de todos os seus visitantes.

Baleia orca foi encontrada na praia das Cabras, em Cidreira, no limite com Tramandaí
Baleia orca foi encontrada na praia das Cabras, em Cidreira, no limite com Tramandaí

CRÉDITO: PMI
CRÉDITO: Maicon Rodrigues