Mais de 800 pessoas celebram Dia Nacional da Juventude

Missa com Bispo Dom Jaime encerrou evento realizado no Litoral.

No último domingo (29/10), milhares de jovens de todo o país estiveram reunidos para celebrarem o Dia Nacional da Juventude (DNJ), que neste ano teve como lema: “E todos ficaram saciados” (Lc 9, 17). Já a temática refletida durante o DNJ 2023 seguiu a tradição de aprofundar a reflexão da Campanha da Fraternidade, que neste ano é sobre a fome.

O DNJ é uma oportunidade para os jovens fortalecerem sua fé, compartilharem experiências e se conectarem espiritualmente com outros jovens de diversos carismas, promovendo a união e o crescimento espiritual da juventude católica. Na Diocese de Osório, cerca de 800 participantes estiveram presentes na Vila São João, em Torres, para celebrar sua fé e espiritualidade. Diversos grupos e movimentos juvenis de diferentes carismas estiveram presentes, assim como membros das comissões diocesanas da Pastoral da Comunicação (Pascom), Comissão Missionária Diocesana (Comidi), Serviço de Animação Vocacional (SAV), além de religiosos de diferentes congregações.

PROGRAMAÇÃO

A programação do DNJ incluiu uma manhã animada com música, danças e brincadeiras, seguida por catequeses que abordaram temas relevantes do subsídio para o Dia Nacional da Juventude. Os jovens foram divididos em grupos, sendo conduzidos por Victoria Holzbach, assessora de comunicação do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Jardel Eberhardt, assessor da Pastoral Juvenil Marista e coordenador de Pastoral do Centro Social Marista (Cesmar) de Porto Alegre; e Tiago Klein, assessor da Pastoral da Juventude.

Na sequência, houve um tocante momento de adoração ao Santíssimo Sacramento na Igreja de São José Operário, onde muitos jovens se emocionaram e fortaleceram sua fé. Já na parte da tarde, foi realizado um bate-papo sobre vocação, uma apresentação teatral pelo grupo de jovens JUAS de Arroio do Sal e uma performance da banda Surfistas da Paz. O encerramento do evento se deu com a realização da Santa Missa, presidida pelo bispo da Diocese de Osório, Dom Jaime Pedro Kohl.

Cerca de 800 pessoas estiveram presentes na Vila São João, em Torres, para celebrarem o Dia Nacional da Juventude. – FOTOS: Diocese de Osório