Alceu Moreira recebe título de Cidadão Honorário de Tramandaí

Deputado Alceu Moreira ao lado dos vereadores Rafa (esquerda) e Juarezinho. - FOTO: Jackson Ciceri

A Câmara de Vereadores de Tramandaí recebeu na noite de segunda-feira (9), uma solenidade, onde foram homenageados dois parlamentares gaúchos. Um dos homenageados, o deputado federal Alceu Moreira (MDB) recebeu o título de Cidadão Honorário de Tramandaí. A homenagem foi proposta pelo vereador Juarez Marques da Silva (Juarezinho) do MDB, com apoio unânime dos demais vereadores.

Durante seu discurso, o preponente fez questão de expressar “a honra de conceder tal distinção a uma das maiores lideranças do Congresso Nacional”. O vereador Juarezinho também destacou a trajetória de Alceu, além do comprometimento do parlamentar com o município. “Tantas pessoas vieram nesta noite mostrar seu reconhecimento ao deputado Alceu pelo seu compromisso com Tramandaí. Uma pessoa que não perdeu sua essência e há quatro mandatos está sempre presente, trazendo emendas, trabalhando sempre por Tramandaí e pelo nosso Litoral”, disse o vereador.

Ao encontro da fala de Juarezinho, o presidente do Legislativo de Tramandaí, Rafael Machado da Rosa Côrrea (Rafa do Triângulo Slide), do PTB, também destacou a importância do ato, enfatizando a colaboração de Alceu para o desenvolvimento da cidade, afirmando que o deputado osoriense “faz parte da história de Tramandaí”.

A atuação de Alceu Moreira em Brasília (DF) já viabilizou mais de R$ 26 milhões em investimentos para Tramandaí, seja pela indicação de recursos ou pela sua capacidade de articulação junto aos governos. Entre as principais conquistas, pode-se destacar a destinação de recursos para a manutenção do Hospital e da Apae da cidade, além da aquisição de viaturas e ambulâncias, melhorias de infraestrutura e saneamento, investimentos em pesquisa, entre outras ações.

“Sempre procurei ser um de vocês para tudo aquilo que faço e me dedico, independentemente de qualquer título ou reconhecimento público. Portanto, tenham a certeza de que essa homenagem não apenas me honra como representa um estímulo para que eu siga firme na defesa dos seus anseios lá em Brasília. Minha mais profunda gratidão a todos que compareceram ou deixaram uma mensagem de carinho ao longo do dia, me cumprimentando por este momento. Obrigado, meu irmão e vereador Juarezinho Marques. Contem sempre comigo”, declarou Alceu Moreira.

OUTRA HOMENAGEM

Além de Alceu, o deputado federal Pompeo de Mattos (PDT) também foi homenageado. O parlamentar, que já destinou mais de dois milhões de reais para Tramandaí por meio de emendas, recebeu o título de Cidadão Emérito de Tramandaí, honraria proposta pela vereadora Cris Muller (PDT). Durante a sua fala, Pompeo expressou a honra em receber a distinção e enfatizou sua conexão com a cidade: “Nós não escolhemos o lugar onde nascemos, mas escolhemos o lugar onde vivemos. É uma gratidão imensa, e isso renova meu compromisso com Tramandaí e com o Litoral Norte. Agora, sou de casa”, afirmou o deputado.

AUTORIDADES

A cerimônia contou com diversas autoridades políticas, incluindo o deputado estadual Luciano Silveira (MDB) e os ex-prefeitos Romildo Bolzan Júnior, de Osório, e Edegar Rapaki, de Tramandaí, além dos demais vereadores de Tramandaí, familiares e amigos dos dois homenageados.

Deputado Pompeo de Mattos recebeu o título de Cidadão Emérito de Tramandaí.