Cidades do Litoral Norte sofrem com ciclone

Cidades do Litoral Norte sofrem com ciclone

Um ciclone extratropical atingiu a Costa brasileira entre a noite da última sexta-feira (7) e a madrugada de sábado (8). Ventos de mais de 100 quilômetros por hora (km/h) acabaram causando inúmeros prejuízos em cidades do Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC) e Paraná (PR).

Alguns dos municípios do Litoral Norte gaúcho acabaram sendo mais atingidos, mas, felizmente, nada que se compare a Rio Bonito do Iguaçu (PR), onde as rajadas de mais de 300km/h destruíram toda a cidade e provocaram, até o momento, seis mortes. Além disso, também foram registradas vítimas em Guarapuava (PR) e São José dos Ausentes (RS).

ESTRAGOS NA REGIÃO

Passado o ciclone, o cenário em alguns municípios era o mesmo, com postes de energia pendurados e caídos, além de um emaranhado de fios arrebentados. Somente em Tramandaí, 22 postes caíram. Além disso, três residências e dois prédios públicos ficaram parcialmente destelhados, incluindo os Ginásios das Escolas Dom Pedro e São Francisco.

Ginásios de escolas de Tramandaí acabaram ficando parcialmente destelhados.
Ginásios de escolas de Tramandaí acabaram ficando parcialmente destelhados.

Ao todo, mais de 200 mil clientes da CEEE Equatorial acabaram ficando sem luz. Em Cidreira, a falta de anergia afetou o abastecimento de água em boa parte da cidade. Em Capão da Canoa, o trânsito na ERS-389 (Estrada do Mar) estava arriscado, devido a um poste que corria risco de cair. Já em Balneário Pinhal, o Túnel Verde, que fica na ERS-040, foi interditado após árvores caírem sobre a pista. Além disso, outro trecho da rodovia também precisou ser bloqueado após a areia das dunas atingir 30% da via.

Queda de postes e árvores ocasionou no bloqueio de vias em diferentes municípios.
Queda de postes e árvores ocasionou no bloqueio de vias em diferentes municípios.

CRÉDITO FOTO 1: PMC
CRÉDITO FOTO 2: PMT
CRÉDITO FOTO 3: Talis Ramon