VÍRUS DA DESINFORMAÇÃO

A ciência não e nunca será algo exato. Sempre haverão novas descobertas e novas interpretações e informações a partir dos cientistas e da tecnologia cada dia mais avançada. A chegada a lua e agora imensos microscópios viajando pelo espaço revelando detalhes jamais vistos em planetas distantes, bem como satélites às centenas mirando o planeta terra levando tecnologia da informação e “olhos e ouvidos” na estratosfera. Mas algumas descobertas da medicina se baseiam na classificação biológica dos seres vivos.

O conhecimento científico levou ao conhecimento de patógenos que causam doenças das mais diversas aos seres vivos. No caso dos seres humanos muitos destes patógenos são da interação com animais, como no caso da gripe H1N1 vinda de suínos, da raiva vinda de morcegos e assim tantas outras que passaram a infectar os humanos. No caso de vírus como é o da Zyca, transmitido por mosquito, ou no caso da febre amarela também por mosquitos precisam estes deste vetor para infectar uma pessoa. Já no caso da H1N1 ou de qualquer outra gripe vai depender da imunidade da pessoa e do contato desta com alguma pessoa infectada. A COVID 19 também é um vírus infectante e sua contaminação é através de outra pessoa que esteja infectada e no período de transmissão. Mesmo assim não deixa de ser um vírus de alta contaminação e que agora já possui variações mais contaminantes e contaminação mais rápida.

Sabendo-se da periculosidade da infestação por algumas pessoas, outras respondem de forma imune ou de alta resistência ao patógeno. A contaminação somente ocorre, por que uma quantidade grande do patógeno foi transmitida a outra pessoa pelas vias aéreas. /a duração deste fora de um hospedeiro é pequena e morre. Vírus tem curta duração fora de um organismo vivo humano. Assim, se as pessoas pesquisarem irão ver que o vírus não tem asas, portanto não voa, ele é expelido por alguém. Ele não caminha, portanto não persegue ninguém, ele já está presente em alguém que pode lhe transmitir.  Questão de higienizar as mãos é por que um simples descuido ao tocar algum objeto que foi recente contaminado e em seguida colocar a mão na boca, nariz ou olhos. Um espirro num ambiente fechado pode representar um alto risco, pois a saliva em aerossol fica um tempo no ar e pode ser inalado ou entrar pela boca e olhos uma quantidade grande do vírus. É neste ponto que a higienização das mãos deve ocorrer e o uso da máscara se for em ambiente fechado com pessoas próximas.

Os cuidados são simples e a vacinação não significa cura e sim tornar a pessoa mais resistente a uma infecção pelo vírus. O mesmo que se prevenir para uma gripe, todos sabem que uma pessoa gripada em ambiente fechado vai contaminar as demais.

No caso da pandemia os grandes órgãos de comunicação, pelo desconhecimento do que vem a ser um vírus desinformaram a população, aliás praticaram um ato de terrorismo causando pânico e medo. Tudo para atender também a políticos interessados em tomar o poder e a se intitularem salvadores da pátria. Estes políticos e alguns “especialistas” são responsáveis pela desinformação e pior ainda por destruir lares, empregos, empresas e a esperança de muitas famílias com a ação nefasta do lockdown. Os grandes beneficiados são os funcionários públicos de todas as esferas e que se aproveitaram do trabalhador para lhes servirem nos serviços que governantes na visão míope deles tornaram essenciais e não essenciais.

Agora com a possibilidade de serem os governantes serem fiscalizados numa CPI já começaram a baixar os casos de Covid, praticamente como ocorreu no ano passado quando se realizou a campanha política para prefeitos e vereadores. Esta verdade sobre a pandemia no Brasil ainda virá a tona, certamente depois da eleição de 2022, dependendo de quem ganhar o pleito.