Vereadores entregam Votos de Congratulações durante Sessão da Câmara
OSÓRIO – O Plenário Francisco Maineri recebeu na noite de terça-feira (26) mais uma Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores. A Sessão contou com a presença dos nove vereadores: Charlon Muller, Ed Moraes, João Pereira e Lucas Azevedo do MDB; Luis Carlos Coelhão, Maicon Prado, Ricardo Bolzan e Vagner Gonçalves do PDT; e Miguel Calderon do PP.
Ao todo, foram aprovados três Requerimento e nove Pedidos de Indicação. Também foram aprovados dois Projetos de Lei (PLs), incluindo o de no 023/2024. De autoria do Legislativo e aprovado por unanimidade, o texto denomina a Praça localizada entre as Ruas Marechal Floriano Peixoto, Bento Gonçalves, Quinze de Novembro e Sete de Setembro, no Centro da cidade, de Praça Professor Benito Izolan. O local localizado em frente a uma residência, onde Benito morou em meados dos anos 1970.
De acordo com o texto, o pedido foi feito por membros da Associação Confraria do Almoço, da qual Izolan fez parte da criação entre os anos de 1999 e 2000. Benito faleceu no dia 26 de fevereiro de 2019, aos 85 anos de idade. Vale ressaltar que, até hoje, anos após a morte do professor, o grupo se reúne em um restaurante, uma vez por mês, para uma confraternização e “jogar conversa fora”.
Natural de São Leopoldo, Benito Barboza Izolan chegou em Osório no início de 1953. No município, lecionou por mais de 35 anos na Escola Ildefonso Simões Lopes (Rural), nas disciplinas de Geografia e História, tendo colaborado em outras instituições de ensino, como conselheiro e palestrante. No Executivo, o professor atuou como secretário de Educação do município, entre 1993 e 1994, também tendo passagens pelas Secretarias de Desenvolvimento e Assistência Social. Ainda na política, concorreu aos cargos de deputado estadual (1982) e vice-prefeito (1985), não obtendo êxito.
O professor também foi importante para o Ensino Privado, colaborando com a criação dos Colégios Borges de Medeiros e Conceição (atual Colégio Cenecista Marquês de Herval), a Escola Normal La Salle, além da Faculdade Cenecista de Osório (Facos), hoje Centro Cenecista Universitário (Unicnec).
OUTRO PROJETO APROVADO
Também aprovado de maneira unânime, o PL 015/2024, de autoria do Executivo, autoriza o Poder Executivo Municipal a transferir a titularidade de um imóvel registrado no Registro de Imóveis de Tramandaí (Matrícula nº 11.156) para sua propriedade. O local teria sido colocado “a venda” em 1988, sendo realizado apenas o pagamento de uma parcela. Devido ao valor restante não ter sido pago, o imóvel retornará a ser propriedade do município osoriense.
Os textos, disponíveis na íntegra no site da Câmara (www.camaraosorio.rs.gov.br), seguem para a sansão do prefeito Roger Caputi e começarão a valer assim que forem publicados no Diário Oficial.
PEDIDO DE VISTAS
Outro Projeto presente na Ordem do Dia, o 018/2024, teve pedido de vistas por parte do vereador Lucas. De autoria do vereador Ricardo, o PL proíbe na cidade “o manuseio, utilização, queima, comercialização e soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos ou qualquer outro produto que produza efeito sonoro ruidoso”.
Isso vale para todos os espaços, sejam eles abertos ou fechados, públicos ou particulares. Segundo o texto, esses equipamentos só poderão ser utilizados quando forem silenciosos, estando a pessoas sujeita a aplicação de multa em caso de descumprimento da Lei. Lembrando que, com o Pedido de Vistas, o Projeto seguirá sendo analisado, podendo retornar à votação futuramente.
HOMENAGENS
Durante a Sessão, houve a entrega da placa de Votos de Congratulações. Ao todo, cinco pessoas foram homenageadas pelos vereadores. Acompanhado da esposa e da filha, o empresário Cristiano Lussana Borges foi o primeiro a subir ao palco da Câmara.. Proprietário da empresa Conserv Tratamento de Madeiras, ele foi responsável pela doação de 40 praças de madeira tratada para reposição e/ou substituição em Praças Públicas da cidade e também nas escolas municipais. A homenagem foi realizada pelo vereador Coelhão, por meio do Requerimento 002/2024.

Na sequência, foi a vez de João Batista Rodrigues receber a sua placa. A honraria foi dada pelo vereador Maicon, por meio do Requerimento 006/2024. Filho de Oxum, ‘Negão’, como é conhecido, tem bastante representatividade na comunidade negra e Quilombola do município, além de ser um nome forte no Carnaval da cidade.
Rei do Congo desde o ano de 2017, João Batista teve duas conquistas de destaque neste ano de 2024. Em janeiro, ele foi escolhido Soberano do Samba, em concurso promovido pela Escola de Samba Imperatriz da Zona Norte na cidade de Cruz Alta, na região Noroeste do Estado. Já no mês de fevereiro, Batista foi eleito, por unanimidade, o Rei do Carnaval do RS, durante evento realizado em Santa Maria, na região Central do Estado.
Durante sua fala, Batista dedicou o prêmio a sua família, mas, principalmente, ao saldoso Manoel Morares da Rosa (Bilé). Junto com sua esposa Loracy Moraes da Rosa (Rola), foi Bilé que criou João dos 11 meses de idade até os 24 anos, quando ele veio a falecer. Batista declarou que, até hoje, tem “o máximo respeito e reconhecimento” pelo casal que ajudou a cria-lo e lhe “formar para a vida, com muito carinho, amor e dedicação”.

A próxima a ser homenageada foi Dilma Santos de Oliveira. A servidora trabalhou por 22 anos e oito meses como vigilante da Câmara de Vereadores, onde acabou se aposentando recentemente. Ela foi homenageada pelos nove vereadores do Legislativo, por meio do Requerimento 012/2024.

Na sequência, o vereador Ed, por meio do Requerimento 007/2024, entregou Votos de Congratulações ao senhor Leôncio Machado Amaral. Servidor do município, o trovador foi homenageado devido as suas no 35º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, realizado na Serra Gaúcha em fevereiro deste ano. Leôncio conquistou o 1º lugar na Trova e a 2ª colocação na Pajada.
Esses foram apenas dois dos mais de 2,3 mil troféus que Leôncio já conquistou em sua trajetória. Entre os principais, estão o título do último Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), realizado em Santa Cruz do Sul, em novembro de 2023; além do tricampeonato do Rodeio de Vacaria, considerado o maior do Estado. E, como não podia deixar de ser, o homenageado, acompanhado da esposa e da filha, aproveitou para agradecer pela honraria, com direito a uma trova.

E para encerrar as homenagens, o vereador Vagner, por meio do Requerimento 020/2024, entregou a honraria a Gabrielle Aresi. Vencedora do concurso de Beleza Miss Teen Rio Grande do Sul em fevereiro, durante evento realizado em Gramado (na Serra). Com a quista, a jovem osoriense irá representar o Estado no Miss Teen Brasil 2025, que acontecerá no início do ano que vem.
Enquanto se prepara para o novo concurso, Gabi tem desenvolvido alguns projetos. Um deles é o Miss Teen nas Escolas, que tem objetivo de promover a inclusão, empoderamento e a autoestima de crianças e adolescentes por meio de palestras e atividades, visando o desenvolvimento e descobrimento de seus talentos. Na última quinta-feira (21), a modelo esteve conversando com os alunos da Escola Cônego Pedro Jacobs, localizada no Centro da cidade. Na ocasião, foi realizado um Mini Concurso de Miss e Mister. “Podemos levar um pouco desse mundo tão incrível para as crianças, algo que não tive na minha época. É uma oportunidade de inspirar essas crianças tão especiais. Elas são o nosso futuro, então todo incentivo para se dedicarem nos seus objetivos é muito importante”, disse Gabi Aresi. Segundo ela, estão previstas mais visitas em outros colégios de Osório.

“Estou muito feliz com o reconhecimento. Quero levar nossa cultura para todos os lugares e mostrar o orgulho que tenho em ser riograndense e claro, osoriense. Conquistar o título de Miss Teen Rio Grande do Sul não é uma vitória somente minha, mas também de todos vocês que estiveram comigo durante o processo”, declarou Gabrielle, agradecendo o vereador Vagner e os demais vereadores pela homenagem: “Vocês são essenciais nessa caminhada. Gratidão”, finalizou a Miss Teen RS.

PRESENTE AOS VEREADORES
Ainda durante a Sessão, os vereadores acabaram recebendo uma lembrança do Clube Modelistas Amigos de Osório (Maos). A entrega foi realizada pelo presidente da instituição, Mauro Andreoli, juntamente com o tesoureiro Alex Pereira Alves. Mauro aproveitou a ocasião para agradecer o apoio dos vereadores na realização do Aero & Vento, competição de aeromodelismo que chegou a 6ª edição neste ano, sendo realizada no início de março.
Durante a sua fala, o presidente do Maos aproveitou para lembrar que o Clube não trata apenas do esporte em si, mas também da questão social. Somente na última edição do Aero & Vento foram recolhidos 120 quilos de alimentos não perecíveis, sendo os donativos destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social na cidade.
Além disso, Mauro falou sobre um projeto que foi protocolado na prefeitura para dar aulas de aeromodelismo a estudantes das escolas do município. Segundo ele, o objetivo é incentivar as crianças a entrarem no esporte, conseguindo tirá-las das ruas, auxiliando para que elas possam trazer, no futuro, um retorno a comunidade.
No final, o presidente do Legislativo, Miguel Calderon, se colocou à disposição, dizendo que a Câmara de Vereadores sempre estará aberta para incentivar e apoiar os eventos realizados na cidade.