Projetos de Osório são contemplados em editais da Lei Paulo Gustavo

Projetos de Osório são contemplados em editais da Lei Paulo Gustavo

Foram divulgados na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) de terça-feira (16), os projetos classificados em seis dos nove editais da Lei Paulo Gustavo (LPG).Foram publicados os resultados preliminares de três áreas relacionadas ao audiovisual – Sala de Cinema e Cinema Itinerante; Festivais, Pesquisa e Capacitação; e Ecossistemas Regionais – e três de outros setores – Pesquisa, Registro e Memória; Cultura e Educação; e Criação Artística. Vale ressaltar que, após a fase de recursos, que visa identificar eventual erro na fase de seleção, serão publicados os resultados definitivos.

Os outros três editais – Festivais, Mostras e Circulação; Arranjos Colaborativos e Criações Funcionais; e Audiovisual II (sala de cinema e cinema itinerante) – tiveram o prazo da fase de seleção prorrogado até a próxima quarta-feira (24), visando à conclusão das avaliações pelos integrantes das Comissões de Seleção. Ao todo, serão destinados aos nove editais a quantia de R$ 91,5 milhões.

SELEÇÃO

Foram inscritos 2.217 projetos nos nove editais. Em cerca de um mês e meio, 123 profissionais especializados de todo o país, credenciados no banco de avaliadores aberto pela Secretaria Estadual de Cultura (Sedac), realizaram cerca de oito mil avaliações – considerando que cada projeto é avaliado por quatro diferentes avaliadores, sendo descartadas a maior e a menor nota. Foram classificados todos os projetos que obtiveram 60 pontos para cima, sendo o máximo de 100 pontos.

PROJETOS SELECIONADOS

Seis projetos de Osório foram contemplados. Na área de ‘Pesquisa, Registro e Memória’, foi selecionado o projeto ‘ERA RIMA – a instituição que musicalizou uma região inteira’, de Cattulo de Camargo e Campos. Na área de ‘Cultura e Educação’, foram contemplados os projetos ‘A Fantástica Fábrica de Artistas, de Henrique Guedes Machado; e ‘Bloco do Futuro – formação de 50 agentes culturais da cidade de Osório’, da Associação Recreativa e Cultural Bloco Carnavalesco Balança Mais Não Cai. Já na área de ‘Criação Artística’, os projetos selecionados foram: ‘Além do mistério’, de Fabiano Roberto Mariotti; Programa ReverberandOoo (1ª Temporada), de Cristian Josias Sperandir; e ‘Space Clown – Um Palhaço no Espaço, de Henrique Guedes Machado.