CIDADESOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Projetos de Osório são contemplados em editais da Lei Paulo Gustavo

Foram divulgados na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) de terça-feira (16), os projetos classificados em seis dos nove editais da Lei Paulo Gustavo (LPG).Foram publicados os resultados preliminares de três áreas relacionadas ao audiovisual – Sala de Cinema e Cinema Itinerante; Festivais, Pesquisa e Capacitação; e Ecossistemas Regionais – e três de outros setores – Pesquisa, Registro e Memória; Cultura e Educação; e Criação Artística. Vale ressaltar que, após a fase de recursos, que visa identificar eventual erro na fase de seleção, serão publicados os resultados definitivos.

Os outros três editais – Festivais, Mostras e Circulação; Arranjos Colaborativos e Criações Funcionais; e Audiovisual II (sala de cinema e cinema itinerante) – tiveram o prazo da fase de seleção prorrogado até a próxima quarta-feira (24), visando à conclusão das avaliações pelos integrantes das Comissões de Seleção. Ao todo, serão destinados aos nove editais a quantia de R$ 91,5 milhões.

SELEÇÃO

Foram inscritos 2.217 projetos nos nove editais. Em cerca de um mês e meio, 123 profissionais especializados de todo o país, credenciados no banco de avaliadores aberto pela Secretaria Estadual de Cultura (Sedac), realizaram cerca de oito mil avaliações – considerando que cada projeto é avaliado por quatro diferentes avaliadores, sendo descartadas a maior e a menor nota. Foram classificados todos os projetos que obtiveram 60 pontos para cima, sendo o máximo de 100 pontos.

PROJETOS SELECIONADOS

Seis projetos de Osório foram contemplados. Na área de ‘Pesquisa, Registro e Memória’, foi selecionado o projeto ‘ERA RIMA – a instituição que musicalizou uma região inteira’, de Cattulo de Camargo e Campos. Na área de ‘Cultura e Educação’, foram contemplados os projetos ‘A Fantástica Fábrica de Artistas, de Henrique Guedes Machado; e ‘Bloco do Futuro – formação de 50 agentes culturais da cidade de Osório’, da Associação Recreativa e Cultural Bloco Carnavalesco Balança Mais Não Cai. Já na área de ‘Criação Artística’, os projetos selecionados foram: ‘Além do mistério’, de Fabiano Roberto Mariotti; Programa ReverberandOoo (1ª Temporada), de Cristian Josias Sperandir; e ‘Space Clown – Um Palhaço no Espaço, de Henrique Guedes Machado.