CIDADEESPORTES

Professor Pancasso dará nome a ginásio da Vila Olímpica

OSÓRIO – O Plenário Francisco Maineri recebeu na noite de terça-feira (6), mais uma Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores. A Sessão contou com a presença dos nove vereadores: Charlon Muller, Ed Moraes, João Pereira e Lucas Azevedo do MDB; Luiz Carlos Coelhão, Maicon Prado, Ricardo Bolzan e Vágner Gonçalves do PDT; e Miguel Calderon do PP.

Ao todo, foram aprovados 14 Pedidos de Indicação, um Requerimento e um Projeto de Resolução. Também presente na Ordem do Dia, os vereadores derrubaram dois vetos parciais do prefeito Roger Caputi a PLs já aprovados na forma de substitutivos, em outras Sessões Ordinárias:

Um dele é o PL 033/2023.  De autoria de Lucas Azevedo (MDB), o texto dispõe sobre o direito de a mulher optar pelo acompanhamento por pessoa de sua confiança ou profissional de saúde da instituição, durante a realização de exames ou procedimentos ginecológicos. Já o outro projeto, o 057/2023, de autoria do vereador Maicon Prado (PDT), institui o Programa Municipal de Vigilância na Rede de Ensino local.

PROJETOS APROVADOS

Ainda durante a Sessão, foram aprovados dois Projetos de Lei (PLs), incluindo o de no 078/2023. De autoria do presidente do Legislativo Miguel Calderon, o PL denomina o Ginásio A do Centro Esportivo Professor David José Fleck (Vila Olímpica) como Valdemir Luiz Barbosa Fraga (Pancasso).

Nascido em Charqueadas, na época 1º Distrito de São Jerônimo, Pancasso, como era conhecido por todos, foi jogador de futebol profissional. Após passar pela base do Sport Club Internacional, ele atuou entre 1955 e 1956 no Grêmio Esportivo Força e Luz de Porto Alegre. Após a carreira curta nos gramados, aos 29 anos, Valdemir ingressou na Brigada Militar (BM), onde atuou até o ano de 1973, quando entrou para a Reserva devido a problemas de saúde.

Somente em março de 1993, aos 56 anos de idade, Pancasso se mudou para Osório. De imediato, ele passou a atuar, de maneira voluntária, como treinador de Futebol, tendo comandado equipes como: Brasil da Borússia, Conselho Comunitário Bairro Caravágio (CCBC), Grêmio Atlético Osoriense (GAO), Laranjeiras, Olaria, Primavera e União.

Além de treinar os adultos, Pancasso também se destacou como treinador de Escolinhas de Futebol, quando, principalmente junto à Escola Prudente de Moraes, efetuou essa atividade voluntária, entre os anos de 2006 e 2011, quando trabalhou com crianças e adolescentes de nove a 15 anos de idade. Como professor e treinador das equipes da Escola Prudente, ele acumulou diversos troféus, também sendo responsável pela criação dos Jogos da Prudentina, competição esportiva que por muitos anos esteve no calendário da cidade.

Em 2015, Pancasso recebeu da Câmara de Vereadores de Osório o título de Cidadão Osoriense. Já em 2019, o professor recebeu o Troféu Mestre Social, homenagem feita pela Associação Educa Hoje a pessoas que trabalharam e trabalham até hoje em prol da educação e dos jovens osorienses. No dia 15 de julho de 2021, aos 84 anos, Pancasso acabou falecendo, deixando a esposa Laura Nunes Fraga, com quem foi casado por 62 anos, além de cinco filhos, 10 netos, três bisnetos, inúmeros amigos e uma comunidade em luto.

Falecido em 2021, aos 84 anos, Pancasso foi um dos principais incentivadores do esporte osoriense.

OUTRO PROJETO APROVADO

Durante a Sessão, também foi aprovado o PL 086/2023. De autoria do Executivo, o texto autoriza inclusão de despesa por redução orçamentária, no valor de R$ 8.326,46 (oito mil trezentos e vinte e seis e quarenta e seis centavos), e incluir elemento de despesa por superávit financeiro, no valor de R$ 8.743,25 (oito mil, setecentos e quarenta e três reais e vinte e cinco centavos).

O projeto ainda altera a Lei Municipal nº 6.516/2021, que dispõe sobre o Plano Plurianual (PPA), a Lei Municipal nº 6.690/2022, que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2023 e a Lei Municipal nº 6.720/2022, que dispõe sobre a Lei Orgânica Anual (LOA) 2023.

Os textos, disponíveis na íntegra no site da Câmara (www.camaraosorio.rs.gov.br), seguem para sanção do prefeito Roger Caputi e começarão a valer assim que forem publicados no Diário Oficial.