PMs do CRPO Litoral participam de curso de formação
Entre terça (3) e quinta-feira (5), os Policiais Militares (PMs) do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Litoral Norte (CRPO Litoral) participaram de um curso de capacitação para atuação na Patrulha Maria da Penha. Ao todo, 30 agentes do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e do 2º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPAT) participaram da formação, que ocorreu na sede do Conselho Regional de Corretores de Imóveis, em Tramandaí.
Comando pela major Vanessa Peripolli, oficial do 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira, na região Oeste do Estado, essa foi a quarta edição do curso, estando previstos mais 12 até o final do ano, contemplando todos os Comandos Regionais da BM. O curso abrange as seguintes áreas: Legislação, o conceito e a doutrina sobre a violência doméstica e familiar, na qual as vítimas têm sido, sobretudo, mulheres.
Vale ressaltar que a Brigada Militar (BM) foi pioneira ao criar a Patrulha Maria da Penha, em outubro de 2012, iniciativa que serviu de modelo para Polícias Militares e Guardas Municipais em todo o país. A partir daí a Brigada começou a prestar policiamento específico em casos de violência doméstica, com atendimento da própria ocorrência e também fazendo rondas pelas residências de mulheres que obtiveram a medida protetiva de urgência, o documento que obriga o agressor a não se aproximar da vítima.