GERALPOLICIALREGIÃO

Patram realiza Operações e resgates de animais na região

Na terça-feira (21), a Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar (BM) realizou três ações no município de Caraá. Todas foram para cumprir solicitações do Ministério Público (MP) para realizar fiscalização em diferentes pontos da cidade. Durante o trabalho, os agentes registraram aproximadamente 4,73 hectares de vegetação nativa desmatada.

Além disso, uma jazida foi flagrada realizando extração de basalto sem a autorização da Agência Nacional de Mineração e sem licença de operação. No local, foi encontrado um homem fazendo a extração irregular, com equipamentos manuais. Diante dos fatos, ele foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia (DP) de Santo Antônio da Patrulha, onde foi registrada ocorrência.

OPERAÇÕES NAS LAGOAS

Também na terça, a Patram deflagrou a Operação Embarcada, que teve como objetivo o combate a pesca ilegal. Os policiais ambientais percorreram a Lagoa de Itapeva, passando pelos municípios de Arroio do Sal, Torres e Três Forquilhas. Além disso, também houve vistoria nos rios Cardoso e Três Forquilhas. Conforme a Patrulha Ambiental da BM, não houve registros de irregularidades nos locais.

Porém, na última sexta-feira (17), durante a Operação Força Verde, a Patram apreendeu diversos objetos de pesca irregulares para pesca. Foram confiscados 500 metros de rede e oito birimbaus. Além disso, foram resgatados 130 peixes das espécies Savelha (80) e Tainha (50). Os pescadores foram autuados e irão responder por crime ambiental. Já o material apreendido foi levado para ser destruído. As ações foram realizadas nas Lagoas Tramandaí e Armazém, além do Rio Tramandaí, que fica entre os municípios de Imbé e Tramandaí.

Policiais apreenderam 130 peixes durante Operação no Rio Tramandaí e em lagoas da região.

AVES APREENDIDAS

Após receber denúncias sobre criações de pássaros em cativeiro, os agentes da Patram realizaram uma Operação no município de Tramandaí. Durante as ações, em uma residência, foram apreendidas três gaiolas com aves. Já em outra casa, os policiais encontram mais 18 pássaros silvestres, de diferentes espécies. Os proprietários foram autuados e irão responder por crime ambiental. Já os animais, foram levados para tratamento e, posteriormente, serão devolvidos ao seu habitat natural.

Operação em Tramandaí apreendeu diversos pássaros silvestres. – FOTOS: Patram