CIDADE

Paróquia Nossa Senhora da Conceição completa 250 anos de fundação

OSÓRIO – Foi realizada na noite de quarta-feira (18), a Missa dos 250 anos de fundação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. A celebração, que marcou as comemorações que se estenderão por todo ano, foi presidida pelo bispo da Diocese de Osório, Dom Jaime Pedro Kohl, e concelebradas pelo pároco, Padre Hilário Sozo, e pelo vigário paroquial, Pe. Gelci Adelino Peroni.

Nas palavras do Bispo, foi citado o início da paróquia, as dificuldades da época, muita luta, muita dor, condições precárias, a vinda dos imigrantes, etc. Dom Jaime ainda citou as belezas da região, das pessoas, que são as maiores riquezas e também lembrou dos seus 15 anos à frente da Diocese.

Durante a Missa também houveram testemunhos de paroquianos que relembram algumas histórias marcantes de fé do povo e da devoção mariana que marcaram a paróquia desde a sua origem. Segundo historiadores, a antiga Vila de Conceição do Arroio, atual cidade de Osório, foi colonizada primeiramente pelos portugueses, provenientes dos Açores. Somente mais tarde chegaram os colonos italianos, alemães e os povos africanos escravizados. Em 1742, o estancieiro Antônio Gonçalves dos Anjos mandou construir na Vila uma capela de madeira, coberta de palha de tiririca, dedicada a Conceição da Santa Virgem. Estava consolidada, assim, a devoção à Virgem Maria.

A Vila desenvolvia-se, os colonos católicos foram chegando em maior número, até que em 18 de janeiro de 1773 foi criada a freguesia, ou seja, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Arroio, tendo como primeiro pároco o Pe. João Antônio Rodrigues, nomeado pelo bispo do Rio de Janeiro, Frei Antônio do Desterro. No decorrer dos anos, a Paróquia recebeu grandes acontecimentos, como quando acabou servindo de trincheira para os soldados defenderem a vila do ataque dos federalistas, no ano de 1923. A seguir veja outros momentos que ficaram marcados na história da Paróquia:

1951 – Iniciou-se a construção do salão paroquial, além da vinda das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida a serviço do Hospital São Vicente de Paulo e da Paróquia;

1961 – Conclusão da construção da nova igreja Matriz;

1973 – Festa do bicentenário da Paróquia. A Missa solene foi celebrada pelo cardeal Dom Vicente Scherer;

1974 – Chegada das Irmãs Escolares de Nossa Senhora, com a missão da catequese, liturgia, assistência social e cursos de noivos. Criação de pastorais e movimentos, tais como: Cursilho, ECC, ENS, CLJ, cursos de batismo, matrimônio, caridade, capelinhas, apostolado, entre outros;

1999 – Criação da Diocese de Osório, sendo nomeado como primeiro bispo Dom Thadeu Gomes Cañellas;

2001 – A Igreja Matriz é dedicada à Nossa Senhora da Conceição e passa a assumir a função de Catedral, ponto de referência de todo o território do Litoral Norte gaúcho.

2006 – Nomeação do segundo bispo, Dom Jaime Pedro Kohl;

2007 – Dom Jaime toma posse da Diocese de Osório

2015 – Reforma da catedral para atender as diretrizes litúrgicas do Concílio Vaticano II;

2016 – Segunda Dedicação da catedral Nossa Senhora da Conceição;

Primeira Igreja de alvenaria, construída no ano de 1973.

Nesse período de 250 anos de paróquia, ao todo foram 52 padres, atuando como párocos, além de outros tantos que atuaram como vigários paroquiais. Dentre os párocos, destacam-se os padres Joaquim Ferreira Ramos, que exerceu suas funções por 28 anos (1861-1889) e o Pedro Henrique Jacobs, que foi pároco por 33 anos (1932-1965). Atualmente, a Paróquia tem como Pároco o padre Hilário Sozo. Segundo ele, “muitos foram os desafios enfrentados nesses 250 anos de paróquia, mas com o auxílio de todos os fiéis, as dificuldades foram vencidas”, afirmou.

Já o bispo da Diocese de Osório deixou uma mensagem aos fiéis: “250 anos de história não podem passar sem uma bonita comemoração. É ocasião de fazermos memória dessa longa caminhada feita com a participação de muitas pessoas comprometidas na construção das comunidades que compõem a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, hoje, Catedral e sede da Diocese de Osório. Nossa gratidão aos padres que estiveram servindo com seu ministério o povo desta região, as religiosas e religiosos que estiveram atuando na educação, na saúde, na catequese e em outras pastorais. Aos leigos e leigas que atuaram nos conselhos, nas equipes administrativas, na construção das igrejas e salões comunitários e de tantas outras formas, celebrando as festividades litúrgicas e de seus padroeiros. Nesse dia 18 (de janeiro) estamos somente abrindo o Ano Jubilar, tema que nos deve acompanhar todo ano de 2023, em modo que olhando o caminho percorrido nos ajude a renovar a nossa caminhada de fé e despertar para o novo que somos chamados a construir”, declarou Dom Jaime Pedro Kohl. No final da celebração, o padre Hilário comunicou que em todos os meses deste ano, serão realizadas celebrações em razão do aniversário de 250 da Paróquia.

Missa em celebração dos 250 anos da Paróquia foi realizada pelo Bispo Dom Jaime Kohl (ao centro).

FOTOS: Divulgação