Pai e filha são investigados por desvio de doações as vítimas das enchentes

Mais de uma tonelada de doações foram recuperadas nas cidades de Capão da Canoa e Esteio.

Mais um caso de desvio de doações as vítimas das enchentes, está sendo investigado pela Polícia Civil (PC). De acordo com o delegado de Esteio Marco Swirski, responsável pelo caso, os investigados são pai e filha de 60 e 31 anos de idade, respectivamente. A dupla mora no bairro Vila Olímpica, em Esteio, mas também teria um imóvel em Capão da Canoa.

Na segunda-feira (10), os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão nos dois endereços, onde conseguiram recuperar mais de uma tonelada de donativos, incluindo alimentos, água, ração, produtos de higiene, roupas e colchões. A estimativa é de que tenha sido desviado cerca de R$ 50 mil em produtos. Todo o material recolhido foi levado para a prefeitura de Esteio, a qual fará a destinação para as famílias desabrigadas.

Ainda conforme o delegado, os investigados, que não foram atingidos pela catástrofe, teriam se utilizado da tragédia para se aproximarem de centros de distribuição, “arrecadando os donativos para benefício próprio, usando veículos particulares para armazenar as doações desviadas”. Vale ressaltar que pai e filha não foram presos. Eles responderão pelo crime de peculato. Enquanto isso, segue a investigação do caso.

Polícia acredita que cerca de 50 mil reais em donativos teriam sido desviados. – FOTOS: PC