CIDADEESPORTES

Osorienses são destaques no Campeonato Gaúcho de Mountain Bike

Aproximadamente 230 atletas participaram da quinta edição do Mountain Bike Sesc Osório. A prova, realizada no Morro da Borússia, ocorreu no domingo (1) e valeu como a nona e última etapa do Campeonato Gaúcho na modalidade XCM (Marathon Mountain Bike Race). O evento foi realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e pelo Sindilojas Litoral Centro, e contou com apoio da Federação Gaúcha de Ciclismo (FGC), da prefeitura osoriense e da Ramos Bike.

Foram disputadas as categorias Pró (67,42km), Sport (48,45km) e Light (19,85km). No final, foram premiados com troféus os cinco primeiros colocados de cada categoria. Além disso, houve a entrega de um troféu para a equipe que teve o maior número de atletas inscritos, o qual ficou com a equipe Ramos Bike, de Osório. Além disso houve distribuição de medalhas para todos que concluírem o percurso. Já os campeões gerais nos naipes Masculino e Feminino também foram contemplados com duas diárias no hotel do Sesc em Torres ou Gramado (na Serra).

Na Elite Masculina, Matheus Rosa (MR Suplementos) foi o grande vencedor. Ele completou os mais de 67 quilômetros com o tempo de 2h 40min e 48seg, apenas três segundos à frente do segundo colocado, Maicon Port (Religion Cycling). Na mesma categoria, o osoriense Renan Borges (Cumbre TT) ficou na quinta posição, com a marca de 2h 50min e 39seg.

Já no Feminino, a campeã da prova foi Líbera Raquel dos Santos. A atleta da Fusion Race Team terminou os mais de 48km com o tempo de 2h 22min e 15seg. Na segunda posição ficou a osoriense Thaiza Knevitz da Espaço Persona Bikers. Ela completou a prova com a marca de 2h 28min e 17seg. O resultado foi o suficiente para Thai manter a liderança do Ranking e se tornar campeã Gaúcha de Mountain Bike na categoria Elite Feminina:

“Encerro a temporada com muito orgulho. Para quem vê de fora, não imagina o que se passa ao longo de um ano de competições, treinos, quedas, recuperação, de abrir mão de várias coisas pelo esporte pela dificuldade que é estar participando entre as melhores do Estado e, principalmente, pela sensação de, às vezes, não se sentir suficiente. É um misto de sentimentos que não há como explicar. Então, hoje eu quero agradecer por eu não ter desistido nos dias difíceis, por eu ter pessoas que me apoiaram e, principalmente, por eu acreditar que eu merecia viver esse momento. Que o próximo ano seja cheio de surpresas e conquistas, e vou estar preparada para viver tudo isso, porque eu mereço”, afirmou Thai.

lugar de Thai Knevitz confirmou o título da osoriense na categoria Elite Feminina.
lugar de Thai Knevitz confirmou o título da osoriense na categoria Elite Feminina.

Além do título de Thai, o Espaço Personal Bikers conquistou outros excelentes resultados no Campeonato Gaúcho de Mountain Bike deste ano. Após terminar em 4º na prova de Osório, Luciana (Lu) Giacomelli se sagrou campeã no E-Bike Feminino: “Não participei para vencer a prova. Meu objetivo era apenas pontuar e encerrar minha participação no Campeonato Gaúcho de MTB. Eu sabia que, devido às minhas condições físicas e de saúde, não seria possível buscar a vitória. De forma geral, encerro o ano com a sensação de aprendizado, superação pessoal e, sobretudo, paciência. Gratidão por este ciclo e por todas as experiências vividas”, declarou Lu.

4º lugar de Lu Giacomelli confirmou o título da osoriense na categoria E-Bike Feminina.
4º lugar de Lu Giacomelli confirmou o título da osoriense na categoria E-Bike Feminina.

Outros três atletas foram vice-campeões gaúchos. A conquista de Ricardo Lino no Sub-30 veio com o segundo lugar em Osório. Na Master B Feminina, Valquíria Trintin também precisou apenas de uma 2ª posição para ficar com o vice-campeonato na categoria. Já Ismael Figueiredo se sagrou vice-campeão da Master B1 mesmo terminando em oitavo na prova disputada em Osório.

E, para fechar, Rafael Panazzolo terminou em 5º na Master B2, resultado que o deixou em 3º no Ranking final da categoria. Não bastasse tudo isso, Diego Rodrigues (Limão) terminou em 5º na prova em Osório, ficando como o 4º melhor do RS na E-Bike Masculina. Com os resultados, a equipe do Espaço Personal Bikers terminou com a terceira colocação da competição.

Equipe Espaço Personal Bikers terminou na terceira colocação do Campeonato Gaúcho de Mountain Bike.
Equipe Espaço Personal Bikers terminou na terceira colocação do Campeonato Gaúcho de Mountain Bike.

E os destaques dos atletas de Osório não param por aí. Maior equipe da competição, a Ramos Bike conquistou 10 pódios no 5º Mountain Bike Sesc Osório, sendo quatro 2os lugares, dois terceiros, dois 4os e dois quintos colocados. Vale ressaltar a 2ª posição de Brendon Witt na Master A1. Com o resultado, o osoriense ficou com a terceira colocação no Gauchão de Ciclismo em sua categoria.

“Treinei bastante para a prova. Me dediquei muito, tanto em treino quanto em alimentação, pois conciliar meu trabalho como agricultor com os treinos exige muito do corpo, principalmente na questão física e psicológica. E para estar junto com os melhores atletas do Estado da categoria não é fácil, Saio muito satisfeito com o ano entregue. Foram muitos dias encima da bike, treinando sozinho, à noite, de madrugada, com chuva. Passei frio, calor e outros perrengues, mas, no final, as muitas horas de dedicação foram compensadas com este grande resultado”, disse Witt.

Vice-campeão gaúcho da Master A1, Brendon, ao lado dos pais.
Vice-campeão gaúcho da Master A1, Brendon, ao lado dos pais.

5º MOUNTAIN BIKE SESC OSÓRIO

Outros resultados da Ramos Bike (Sport)

Master B Feminina
4ª – Claudia Maioli;

Master C2 Masculina
3º – Everton Peixoto;

Master D Masculina
– Silvio Garske;
4º – Ronaldo dos Santos;
5º – Silvio Ferrari;

Open Feminina
2ª – Daiane Ferlin;
3ª – Ana Cristina Dutra;

E-Bike Feminina
2ª – Vitória Ramos;
5ª – Aline Goulart.

CRÉDITOS: Divulgação