Nova vacina contra a Dengue já está disponível nas Farmácias São João
A segunda vacina contra a Dengue a receber o registro no Brasil, já está disponível na Rede de Farmácias São João. A nova vacina pode ser aplicada em pessoas que nunca foram infectadas, diferente da primeira, que é apenas para pessoas que já tiveram contato com o vírus da Dengue.
Oferecida exclusivamente na rede privada, a vacina Qdenga, do laboratório japonês Takeda Pharma, é indicada para crianças acima de quatro anos de idade, adolescentes e adultos até 60 anos de idade, independe de exposição anterior ao vírus. Num esquema de vacinação, também diferente da primeira vacina, a Qdenga é aplicada em duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.
Segundo o gerente de Serviços de Saúde da Rede São João, o farmacêutico Roberto Canquerini, a nova vacina representa um avanço tecnológico e chega ao Brasil num momento em que o país vive uma emergência de saúde pública. Neste ano de 2023, mais de 1,3 milhão de casos de dengue já foram registrados, com 596 mortes confirmadas e 428 em investigação. “A Qdenga é composta pelos quatro sorotipos diferentes do vírus da dengue, transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti. Nos estudos clínicos, mostrou ter uma eficácia geral de 80,2% na prevenção dos casos de dengue sintomática (12 meses após a vacinação). O imunizante também reduziu as hospitalizações em 90,4%”, destacou Canquerini.
Para fazer a vacina na Rede de Farmácias São João é possível realizar o agendamento da aplicação com a facilidade de lojas que funcionam também à noite e aos finais de semana. A Rede conta com mais de 1,4 mil consultórios farmacêuticos, que ficam dentro das filiais, e mais de três mil farmacêuticos preparados para fornecer todas as orientações e esclarecer dúvidas da população sobre vacinas e teste de dengue.
TESTE RÁPIDO
O teste oferecido na Rede de Farmácias São João é para a detecção dos quatro sorotipos do vírus da dengue, feito através da coleta de sangue da ponta do dedo, num exame duplo e simultâneo de anticorpos e antígeno, com resultado em 15 minutos. O teste de antígeno (NS1) é indicado a partir do 1º dia do início dos sintomas da febre, até o 9º dia do início da infecção. Já o de anticorpo (IgM e IgG) deve ser feito a partir do 3º dia de exposição ao vírus ou do início dos sintomas.
Os principais sintomas são: Febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar; falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. Para mais informações acesse o site: www.saojoaofarmacias.com.br.