NOTÍCIAS CURTAS
CAPS – A prefeitura osoriense anunciou que o Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) – Casa Aberta irá passar por algumas mudanças a partir do próximo mês. Funcionando apenas em um dia, o Caps passará a atender três dias por semana. Conforme o Executivo local, o objetivo é “colocar em dia” a fila de atendimentos. Para isso, uma psicóloga e um psiquiatra serão contratados.
Segundo a coordenadora do Caps, Mariluce Fofonka, a falta de profissionais, acumulada as férias de alguns servidores no início do ano, fez com que a Gestão precisasse reduzir os dias de atendimento durante o mês de janeiro. Mas, agora, com as novas contratações, o serviço poderá retornar à normalidade gradativamente, passando a atender dois dias a partir de 03/02. Já na semana seguinte (10/02), o Caps passará a funcionar três dias por semana.
Os Caps – Casa Aberta I e II, assim como a Equipe Multiprofissional Especializada em Saúde Mental (Ament) Tipo I, são serviços vinculados à Secretaria Municipal de Saúde. O Caps Casa Aberta I está localizado na Rua Barão do Rio Branco, nº 583, no Centro. O telefone para contato é o (51) 3601-3380. O Caps II está fica localizado na Rua Sete de Setembro, n° 425, 2º andar, no bairro Centro. O telefone para contato é o (51) 99411-0148. Os dois Centros de Atendimento Psicossocial atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia.
Além dos Caps – Casa Aberta, o município também conta com a Equipe Multiprofissional Especializada em Saúde Mental (Ament) Tipo I, sendo que as três instituições são vinculadas a Secretaria Municipal de Saúde de Osório. A Ament Tipo I está localizada no mesmo endereço do Caps II, só que no andar térreo. Ela funciona de segunda a sexta-feira, em dois horários: Das 8h às 12h e das13h às 18h. O telefone de contato também é o (51) 99411-0148.
TURISMO RURAL – O prefeito osoriense Romildo Bolzan Júnior, juntamente com o vice-prefeito, Ed Moraes, recebeu no seu Gabinete durante a segunda-feira (27), membros da Associação de Empreendedores em Turismo Rural do município, incluindo a presidente Sílvia Maria Munari, além do turismólogo Bruno Mendes.
Durante o encontro, foi discutida a possibilidade da construção de políticas públicas para desenvolver o turismo rural na cidade. Segundo o Executivo local, será realizado um levantamento para identificar a área rural de Osório: “A articulação de todos é muito importante, juntamente com o Conselho Municipal de Turismo e, principalmente, o apoio consistente e complementar do poder público”, declarou o prefeito Romildo.
ESPAÇO CULTURAL – O Espaço Cultural Conceição (ECC) recebeu a certificação de Ponto de Cultura. O certificado de reconhecimento foi emitido pelo Ministério da Cultura, sendo recebido por Anair Lima, Marina Raymundo e Tâmara Carniel, na última semana. Com isso, o Espaço, além da valorização das atividades realizadas, se habilita para o recebimento de incentivos do Governo Federal.
O ECC está localizado na Avenida Jorge Dariva, junto ao Campus do Centro Universitário Cenecista (Unicnec), no Centro de Osório. Ele foi criado para promover a cultura e disponibilizar à comunidade espaço para palestras, cursos, exposições e eventos culturais, além de receber reuniões de algumas entidades locais, como: o Amor Exigente e o Rotary Club. Entre as atividades realizadas está o ‘Café Poético’, que reúne Música e Literatura, sem esquecer do concurso fotográfico ‘Retratando Osório’, o qual ocorre desde o início dos anos 2000.
OBRAS – A Secretaria Municipal de Obras e Saneamento deverá iniciar nos próximos dias a Operação Tapa-Buracos na cidade. Foram investidos 60 mil reais para a aquisição de 1.640 sacos de massa asfáltica que serão utilizados durante os trabalhos. Na quarta, foi recebido um carregamento com 1.280 sacos. Já o restante deverá ser entregue na semana que vem.
CRÉDITOS: PMO