REGIÃO

Litoral Norte registra terceira morte por Covid-19

O número de casos de Coronavírus no país não para de subir. Até esta terça-feira (28) foram registrados aproximadamente 67 mil casos de Covid-19 em todo o Brasil. Desses, mais de 4,5 mil pessoas morreram enquanto que pouco mais de 31 mil pessoas já foram diagnosticadas curadas, o que equivale a aproximadamente 46,2% dos infectados.

A maioria dos casos ocorreu no Estado de São Paulo. Até agora são mais de 21,7 mil casos confirmados e aproximadamente 1,8 mortes. O Rio Grande do Sul é o 12o no ranking dos estados com mais casos de Coronavírus. São aproximadamente 1,3 mil casos em 131 municípios. Já em relação ao número de mortes, o RS está em 14o com 45 óbitos registrados até o momento.

Porto Alegre aparece no topo do ranking das cidades gaúchas. Já são mais de 440 casos confirmados e 14 mortes. A outra cidade gaúcha que apresenta mais de 100 casos do Covid-19 é Passo Fundo. O município da região Norte do Estado já registrou 11 óbitos. Apenas essas duas cidades concentram 41,8% dos casos confirmados de Coronavírus no RS, além de registrarem mais da metade (55,5%) do número de óbitos no Estado.

LITORAL NORTE

Nesta terça-feira (28) foi registrada a terceira morte por Covid-19 no Litoral Norte. Trata-se de um homem de 80 anos de idade morador de Tramandaí. Ele tinha sido identificado com a doença na última sexta (24) e estava internado no Hospital Universitário de Canoas, onde faleceu na manhã de ontem (terça-feira).

Segundo a prefeitura de Tramandaí, o idoso tinha hipertensão e também sofri de mal de Parkison. Essa é a primeira morte por Coronavírus na cidade. Os outros dois óbitos ocorridos na região foram de um homem de 73 anos natural de Cidreira e outro homem de 52 anos morador de Arroio do Sal, mas natural de Terra de Areia.

Dos 23 municípios do Litoral Norte, 11 já apresentaram pelo menos um caso de Covid-19. Nesta segunda-feira foram confirmados casos em Três Forquilhas e Xangri-lá. Segundo o prefeito de Três Forquilhas, Robson Bobsin Brehm, o paciente infectado é um homem e se encontra em isolamento domiciliar. A confirmação veio após a realização de dois testes rápidos realizados pela 18a Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).

Em Xangri-lá, o caso confirmado trata-se de um homem de 46 anos que trabalha na Secretaria de Obras do município. Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Luis Antonio Ferreira, o paciente havia retornado de viagem a São Paulo (SP) na última quinta-feira (23) apresentando dor de garganta, febre alta e dificuldade para respirar.

O homem precisou ser encaminhado ao Hospital das Clínicas de Porto Alegre, onde está internado desde domingo (26). De acordo com o secretário Ferreira, o paciente está se recuperando e não precisou utilizar ventilação mecânica. O filho do homem internado (que também esteve em viajem a capital paulista) também realizou os testes para o Covid-19 e segue aguardando o resultado. Ele está em isolamento domiciliar e segue sendo monitorado, sem apresentar sintomas da doença até agora.

Com esses dois casos confirmados subiu para 43 o número de pessoas com Covid-19 no Litoral Norte. Os outros casos foram confirmados em Torres (19), Capão da Canoa (7), Tramandaí (3), Três Cachoeiras (3), Arroio do Sal (2), Cidreira (2), Osório (2), Santo Antônio da Patrulha (2) e Imbé (1). Vale ressaltar que esse número é das secretarias municipais. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) até o final desta terça não havia contabilizado o caso de Xangri-lá e nove dos 19 casos registrados em Torres, portanto segundo a SES, o número de pessoas com o novo coronavírus na região é de 33.

EM OSÓRIO

Conforme o último Boletim divulgado pela prefeitura municipal, foram realizados até o momento em Osório 110 testes do Covid-19. Desses, dois deram positivos (os quais ambos já estão curados), 75 negativos e 33 seguem aguardando o resultado. Outras 19 pessoas que apresentaram sintomas da doença seguem em isolamento domiciliar e sendo monitoradas constantemente.

NO MUNDO

O número de casos confirmados do novo coronavírus é de aproximadamente 3,1 milhões de pessoas. Dessas, 212 mil faleceram (6,8% dos infectados). Em contrapartida, aproximadamente 907 mil pessoas já foram diagnosticadas curadas da doença, o que equivale a 29,2% dos pacientes infectados.