POLICIALREGIÃO

Litoral Norte receberá Delegacia Especializada em combate a Crimes de Abigeato

O deputado estadual Luciano Silveira (MDB) esteve reunido na última terça-feira (25/07), com os delegados Rodrigo Reis e Sabrina Deffente para debaterem a questão da criação de uma Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (DECRAB) no Litoral Norte gaúcho. O tema tem sido pauta frequente no Gabinete do parlamentar, que desde o início do ano vem se reunindo com os órgãos de Segurança do Estado, com intuito de concretizar essa ideia.

Também presente no encontro realizado na Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha, o subchefe da Polícia Civil do RS Heraldo Chaves Guerreiro confirmou que o Estado irá instalar três novas DECRABs, sendo uma delas na região. Vale ressaltar que, atualmente, existem apenas quatro Delegacias Especializadas em combate a Crimes de Abigeato no RS, as quais atendem todo o Estado. “Não tenho dúvidas que essa conquista vai resultar em mais segurança, não só para quem trabalha no campo, mas para toda a nossa comunidade”, declarou o deputado Luciano.

POSSÍVEL SEDE

Órgãos de Segurança de Santo Antônio, juntamente com os produtores rurais do município, estão mobilizados para que a cidade receba a DECRAB. O subchefe da PC gaúcha chegou a dizer que estava impressionado com a união dos moradores “em torno desta causa comum que é o combate a este crime que causa tantos prejuízos aos produtores rurais”, disse Heraldo.

O prefeito patrulhense Rodrigo Massulo se mostrou esperançoso para que isso aconteça, apontando até a possível sede da Delegacia: na atual sede do Sindicato Rural, localizada no Parque de Exposições em Barro Vermelho. Já o comandante do 2º Pelotão da Brigada Militar (BM) de SAP, o tenente Ozéias Vieira, afirmou que a Delegacia também acabará beneficiando outros tipos de ocorrência, como roubo de residências, sequestros e cárcere privado, por exemplo.

No final da reunião, Guerreiro garantiu que as reivindicações serão apresentadas ao chefe de Polícia do RS, o delegado Fernando Antônio Sodré, e também prometeu dar solução a um problema crônico vivido pela Polícia Civil de Santo Antônio da Patrulha, que é o da falta de efetivo da Delegacia de Polícia local.