Litoral Norte recebe Rotas da Inovação

Vice-governador Gabriel Souza e secretário-adjunto de Inovação, Ciência e Tecnologia, Raphael Ayub participaram de evento em Capão da Cano. - FOTO: Bernardo Zampereti

A Câmara de Vereadores de Capão recebeu na terça-feira (27/02) uma edição especial do Projeto Rotas da Inovação. Organizado pela Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), o evento serviu de preparação para o South Summit Brazil, que acontecerá no Cais Mauá, em Porto Alegre, entre os dias 20 e 22 de março.

O secretário-adjunto de Inovação, Ciência e Tecnologia, Raphael Ayub, explicou o funcionamento do Rotas da Inovação, que passou pelas oito regiões do Estado em 2023 para fomentar os ecossistemas regionais, com foco na articulação da quádrupla hélice – formada por governo, iniciativa privada, academia e sociedade civil organizada. “A Sict tem uma posição central no governo Leite. Fizemos um planejamento estratégico com os focos de atuação para 2023-2026. Além disso, temos uma série de programas que desenvolvem essas áreas em todo o Estado”, pontuou Ayub.

O diretor-geral da Sict, Sandro Kirst, contou as novidades da terceira edição do South Summit Brazil: “O evento cresce para entregar mais qualidade. Até ano passado, eram três armazéns; este ano, agregamos mais um, totalizando quatro armazéns. Serão 38 mil metros quadrados de área útil, com ampliação da parte coberta e da climatização nos ambientes internos. Foram construídos novos banheiros. E são sete palcos com atividades de grande repercussão”, detalhou.

Presente no evento, o vice-governador Gabriel Souza destacou o cenário atual que coloca o RS entre os estados mais inovadores do país, como as universidades de excelência, os parques tecnológicos e o número expressivo de doutores. “Temos que fomentar ainda mais a inovação em regiões como o Litoral Norte, que vê sua população crescer cada vez mais. Mas aqui, por exemplo, existe um setor de serviços muito forte, que tem um potencial inovador enorme”, ressaltou Gabriel.

Também estiveram presentes no evento o CEO do Gramado Summit, Marcus Rossi; a assessora de Educação da Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape), Camila Wasserman; o diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), Hipárcio Stoffel; a presidente da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp), Daniela Eckert; e o prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano.