Jogando em casa, GAO perde para Serraria e se complica no Serramar

Com um ponto em três jogos, equipe de Osório precisa vencer a última partida para se classificar para a próxima fase da competição.

Após três finais de semana sem jogos, o Campeonato Serramar – Banrisul de Futebol de Campo retornou no domingo (15), com a realização de cinco partidas, todas válidas pela terceira rodada da competição. Em uma tarde de muito vento, o Estádio Wilmar Velho Pacheco, em Osório, recebeu o clássico entre Grêmio Atlético Osoriense (GAO) e Serraria (Santo Antônio da Patrulha).

Em um primeiro tempo com poucas chances de gol, o Serraria apostava nas jogadas de velocidade, sempre pelo lado esquerdo de ataque, com a dupla Cássio e Janderson. No principal lance de perigo dos visitantes na primeira etapa, Alex aproveitou cruzamento e acertou a trave do goleiro Presli, aos cinco minutos de jogo. A resposta dos donos da casa saiu na jogada seguinte. Em saída errada do Serraria, Choco tentou um chute dentro da área, mas o goleiro Max saiu para afastar. Na sobra, a bola ficou com Choco, que finalizou e a bola passou perto.

Aos nove minutos teve falta na intermediária para o Serraria: Ramon Reis chutou direto e a bola passou à direita do gol. Na sequência, Janderson lançou para Cássio, que cruzou na área para Vandinho cabecear, mas Presli segurou firme. Na jogada seguinte, em saída errada do GAO, Vandinho entrou na área com a bola, dividiu com Presli e caiu, mas a arbitragem mandou o jogo seguir.

Com dificuldade para criar as jogadas, o GAO tentava chegar nas bolas alçadas a área. Em um lançamento, Choco tentou uma meia-bicicleta e Max saiu do gol para fazer a defesa. Pouco tempo depois, em cobrança de escanteio, Flávio Torres mandou de bicicleta na pequena área e a bola acabou indo por cima do gol. O Serraria ainda teve mais uma chance para abrir o placar no primeiro tempo, mas o cruzamento de Cássio passou por todo mundo na área e a bola acabou saindo pela linha de fundo.

SEGUNDO TEMPO

Com as duas equipes precisando da vitória, a segunda etapa começou movimentada. Antes dos cinco minutos, Vinicius (GAO) recebeu sozinho na ponta da área e chutou por cima. Aos sete, Ramon Reis (Serraria) arriscou de fora da área e Presli defendeu em dois tempos. Dois minutos depois, em jogada de velocidade, Diego recebeu de Choco e cruzou para Deivid finalizar de primeira e acertar a trave: por pouco não saiu o primeiro gol do GAO. Porém, quem não faz leva. Aos 12 minutos, Ramon Reis cobrou uma falta de longa distância e o goleiro Presli aceitou: 1 a 0 Serraria.

A reação do GAO foi rápida. Aos 14 minutos, Choco recebeu na entrada da área, mas bateu fraco para defesa de Max. Dois minutos depois, quase saiu o segundo do Serraria. Alex chutou de fora da área e Presli conseguiu defender de manchete.  Aos 19, Marcelinho lançou Flávio Torres que entrou na área, mas foi travado pelo zagueiro Jorge André. Na sequência, Choco tentou pegar o rebote, mas a defesa do Serraria afastou. Na jogada seguinte, Jian, que havia entrado no lugar de Sananduva, recebeu na área, mas acabou adiantando demais a bola. O camisa 22 do GAO dividiu com Max e a bola acabou saindo para escanteio. Na cobrança fechada, o goleiro do Serraria segurou firme, evitando o ataque do time da casa.

Com o GAO se mandando para cima atrás do empate, a partida ficou aberta. Aos 23 minutos, depois de passe errado de Jeferson (GAO), Janderson avançou em velocidade, mas chutou para fora. Aos 31, Jian atravessou o campo e lançou para Choco, que arriscou de fora da área, mas mandou para longe. Na sequência, foi Ramon Reis que tentou marcar de longa distância, mas o chute do camisa 10 do Serraria também passou longe do gol.

No tudo ou nada, o técnico do GAO, Ronaldo Bagé, tirou o volante Jeferson (machucado) e colocou o centroavante Adriano Chuva (com passagens por diversos clubes, incluindo Grêmio, Atlético-MG, Juventude, Sport, Avaí, além da seleção brasileira Sub-20). E, quase que deu certo a mudança. Aos 36 minutos, após saída errada de Max, o goleiro do Serraria dividiu com Choco dentro da área e a bola acabo saindo pela lateral.

Já nos acréscimos, aos 50 minutos, o GAO teve a chance do empate. A bola foi lançada para a área, Adriano Chuva fez a jogada de pivô e só escorou para Deivid, que chutou prensado e a bola acabou saindo a esquerda do gol. Depois disso, o GAO não teve mais nenhuma chance de perigo e a partida terminou mesmo com vitória do Serraria pelo placar de 1 a 0.

FICHA TÉCNICA

GAO: Presli; Vinícius, Jean, Barão e Diego; Jeferson (Adriano Chuva), Sananduva (Jian), Deivid e Marcelinho (Dodô); Choco e Flávio Torres. Técnico: Ronaldo Bagé.

Serraria: Max; Márcio Lima, Vágner, Jorge André e Cássio; Dionatan (Leandro), Centeno (Ramon Batista), Ramon Reis e Janderson (Vanderlei); Alex (Rainer) e Vandinho (Luizinho).

Gol: Ramon Reis (Serraria) – aos 12min 2T.

Cartão Amarelo: Jian (GAO).

Arbitragem: Anderson Farias; Auxiliar 1: Guilherme Renan de Oliveira; Auxiliar 2: Luís Felipe da Silva Pureza.

TERCEIRA RODADA

Com a derrota, o GAO caiu para a nona colocação, com apenas um ponto ganho, mesma pontuação do Tramandaí, mas leva vantagem do saldo de gols (-2 contra -3). Agora, o time de Osório irá visitar o Xangri-lá no próximo domingo (22), quando só a vitória será suficiente para a equipe osoriense conseguir a vaga entre os oitos classificados para o mata-mata da competição.

Enquanto isso, o Serraria chegou aos cinco pontos, manteve-se invicto e está praticamente classificado para as quartas de final. O time de SAP divide a terceira posição com o Farroupilha (Rolante), que ficou no 0 a 0 com o Minuano (Capivari do Sul), jogando em casa. Outro confronto que terminou sem gols foi União da Vila (Arroio do Sal) e Aliança (Terra de Areia). O resultado foi ruim para ambas as equipes que vão para última rodada precisando vencer para se classificarem.

Em Torres, o Mar Azul fez 3 a 0 no Tramandaí, com gols de David (contra), Marcel e Luizão. Atual campeão, o Mar Azul chegou aos quatro pontos e está na quinta colocação. Já o Tramandaí é o lanterna (10º colocado), com um ponto ganho. Já no duelo dos líderes, o Central (Caraá), jogando em casa, derrotou o Xangri-lá por 3 a 0. Thonny Anderson, Vítor Júnior e Dudu Menezes marcaram os gols da partida. Com o resultado o Central assumiu a ponta da tabela com sete pontos, deixando o Xangri-lá na segunda posição, com seis.

PRÓXIMA RODADA

Nopróximo domingo (22), acontecerá a quarta e última rodada da primeira fase do Campeonato Serramar – Banrisul de Futebol. Além de Xangri-lá e GAO, serão realizadas mais quatro partidas: Tramandaí Vs Central; Serraria Vs Farroupilha; Aliança Vs Mar Azul; e Minuano Vs União da Vila.

SERRAMAR

A competição neste ano conta com 10 equipes e tem formato semelhante ao do ano passado. Elas jogarão em grupo único, sendo que cada uma disputará quatro jogos na primeira fase, sendo dois em casa e dois fora. No final das quatro rodadas, as oito melhores equipes avançarão para o mata-mata, sendo o cruzamento sendo realizado na seguinte maneira: 1º Vs 8º, 2º Vs 7º, 3º Vs 6º e 4º Vs 5º.

CAMPEONATO SERRAMAR – BANRISUL DE FUTEBOL 2023

CLASSIFICAÇÃOPSGGMCA
Central (Caraá)7
Xangri-lá6
Serraria (SAP)5128
Farroupilha (Rolante)51213
Mar Azul (Torres)42
Minuano (Capivari do Sul4-1
Aliança (Terra de Areia)3
União da Vila (Arroio do Sal)2
GAO1-2
10ºTramandaí1-4
Legenda: P – Pontos; SG – Saldo de Gols; GM – Gols Marcados; CA – Cartões Amarelos.