Inaugurada obra de revitalização na Escola Criança Feliz

Descerramento da placa de inauguração da revitalização da Escola foi realizado durante cerimônia na sede da instituição.

OSÓRIO – A prefeitura realizou no final da tarde de terça-feira (12), a inauguração das obras de revitalização da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Criança Feliz. O ato aconteceu no dia do aniversário de 35 anos da instituição. Atualmente, a EMEI conta com aproximadamente 100 estudantes, de quatro meses a seis anos de idade. Ao todo, são oito turmas, que vão do Berçário a Pré-Escola. Estiveram presentes autoridades locais, direção, professores e funcionários da Escola, além dos alunos e familiares.

Localizada na Rua Costa Gama, na região Central da cidade, a Escola passou por uma série de melhorias, incluindo: reparos nos rebocos; remoção de pisos cerâmicos lisos e substituição por antiderrapantes; instalação de pisos laminados nas salas de aula; pinturas interna e externa; melhoramento das instalações elétricas do prédio; instalação de calhas, algerosas e redes de drenagem pluvial; revisão do telhado com substituição de telhas; reforma integral do passeio público e pavimentos externos; plantio de grama e paisagismo, entre outros serviços. A obra, avaliada em mais de R$ 340 mil reais, foi realizada pela empresa Imperial Construções Ltda e contou com supervisão do engenheiro Rafael Fofonka.

Cerimônia contou com apresentação da Banda da EMEI Criança Feliz.

Para dar início à cerimônia, houve uma apresentação da Banda da Escola, comandada pelo regente João Beiço. Depois foi executado o Hino Nacional e apresentado um vídeo apresentando a revitalização da Criança Feliz. Na sequência foi a vez dos pronunciamentos das autoridades. A primeira a falar foi Rochele Mansan, mãe do estudante Pedro. Durante sua fala, Rochele disse que todos os pais desejam ver os filhos felizes, amados, acolhidos e bem cuidados e, ao ver o trabalho realizado na Escola, ela afirmou que isso é sinal da responsabilidade que o Governo Municipal tem com as instituições de ensino. Rochele ainda fez questão de destacar o trabalho da direção, professores e funcionários da Criança Feliz, puxando uma salva de palmas para eles e pedindo que “continuem o trabalho de fazer as crianças sorrirem e brilharem”.

Rochele Mansan é mãe de Pedro, um dos alunos da Escola.

A próxima a falar foi Patrícia Sana, presidente do Conselho de Pais e Mestres (CPM) da EMEI. Mãe da aluna Betina, Patrícia começou destacando a importância da revitalização no colégio: “A bastante tempo acompanho as conquistas e dificuldades da Escola e havia uma necessidade de se fazer uma reforma, principalmente no Berçário, que sofria infiltração. E hoje, graças à Administração Municipal, temos ‘piso quente’ em todas as salas de aula”, declarou.

A presidente do CPM ainda falou sobre como a comunidade escolar vem trabalhando nos últimos anos para tornar a instituição melhor. Segundo ela, a instituição tem conseguindo realizar diversas melhorias, com ajuda e doações dos pais, sendo adquiridos ares-condicionados para todas as salas de aula, bebedouros elétricos, a cozinha, etc. “Juntos estamos batalhando pela Escola, trazendo melhorias que irão ficar para os filhos dos nossos filhos e também para as próximas gerações”, disse Patrícia Sana.

Presidente do CPM da Criança Feliz, Patrícia Sana.

A diretora Elaine Bestetti começou a sua fala agradecendo a Administração local pela possibilidade de “tornar a Escola um lugar cada vez melhor para as crianças”. Parafraseando o padre Antônio Vieira, ela afirmou que “não foram apenas palavras ao vento, mas sim, palavras que vieram a se concretizar”. Quebrando o protocolo, Elaine chamou toda a sua equipe a frente para agradecer pelo trabalho realizado com as crianças e pediu que os presentes puxassem uma salva de palmas aos 26 profissionais que atuam no educandário. Aproveitando a ocasião, Elaine convidou a todos para uma Mostra Cultural, que será realizada na Escola, no sábado (16).

Diretora da Criança Feliz, Elaine Bestetti.

Representando o Legislativo osoriense, o vereador Ed Moraes (MDB) ressaltou o trabalho realizado pelo Executivo, que está “governando para todos, sem distinção”. “Que bom que a Administração está conseguindo cumprir com o compromisso de investimento nas escolas, mesmo com a queda na arrecadação. Porque a escola é o início da caminhada de todos os cidadãos e cidadãs”, afirmou o vereador.

Vereador Ed Moraes (MDB).

Dando sequência aos pronunciamentos, o secretário municipal de Educação, Dilson Maciel, começou lembrando dos muitos desafios que teria que enfrentar ao assumir o cargo, principalmente, o de recuperar todas as escolas do município. De acordo com Dilson, com aval do prefeito Roger, ele tem trabalho para cumprir a promessa do Governo local: priorizar a Educação. “O espaço escolar tem que ser o mais agradável possível para que os pais, professores, funcionários e alunos se sintam seguros. Temos que garantir segurança e um espaço digno para que todos possam exercer as suas funções. Porque não tem como administrar uma escola sem ter condições de trabalhar”, apontou o secretário.

Secretário municipal de Educação, Dilson Maciel.

Último a falar, o prefeito Roger Caputi foi sucinto em sua declaração, afirmando que: “O trabalho está sendo feito com muita serenidade. Cada centavo investido tem um compromisso de devolver a população o que ela paga, por meio dos tributos. E o mínimo que devemos fazer é devolver esse dinheiro com obras e serviços de qualidade”.

Prefeito osoriense Roger Caputi.

Após as falas foi realizado o descerramento da placa de inauguração da revitalização no local. Depois houve uma apresentação com os alunos da Criança Feliz e na sequência, foi cantado o ‘Parabéns’ pelos 35 anos da instituição de ensino. Também foi servida uma fatia de bolo aos presentes, acompanhado de chá, para os adultos, e suco, para as crianças.

Cerimônia foi encerrada com ‘Parabéns’ pelos 35 anos da Criança Feliz e distribuição de bolo com chá e suco para todos os presentes. – FOTOS: PMO