Ginásio do Cirão recebeu Copa Osório de Judô

Competição reuniu aproximadamente 500 atletas de todo o Estado.

OSÓRIO – O Ginásio Esportivo Rutílio Kestering (Cirão) recebeu no último sábado (20) a Copa Osório de Judô. A competição, que marcou a abertura da temporada 2024 para o Judô do RS, foi organizada pela Federação Gaúcha da modalidade e contou com aproximadamente 500 atletas de todo o Estado. A assessora de Esporte e Lazer Cida Santos e o secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito, Celso Ferri, estiveram presentes prestigiando o evento.

Na Divisão de Acesso, que conta com judocas iniciantes, o título ficou com o Instituto Federal do RS (IFRS) – Equipe Bons Ventos. Ao todo, foram conquistadas 12 medalhas, sendo quatro ouros, seis pratas e dois bronzes. A equipe da casa somou 174 pontos, 22 a mais que a Associação Judô Freires (Canoas), que terminou na segunda colocação. Juse Dojo, Esteio Dojo e Black Belt Lima (Gravataí) completaram o pódio.

Já na Divisão Principal, o Grêmio Náutico União (Porto Alegre) terminou em primeiro lugar, com 688 pontos. A Sogipa (também de Poa) ficou em 2º, com 512, seguido de Kiai (498), Judô Holstein (248) e Gaba (232). Já o IFRS terminou em oitavo, com 162 pontos, conquistando 12 medalhas (sete pratas e cinco bronzes).

CREDENCIAMENTO

Antes da competição, ocorreu o primeiro Módulo do Credenciamento Técnico. O curso realizado pela Federação Gaúcha de Judô (FGJ) ainda contará com outros dois módulos, sendo o segundo programado para ocorrer no 17 de fevereiro, de maneira online. Já o terceiro e último módulo ainda não tem data prevista para ser realizado. O primeiro Módulo foi comandado pela ex-judoca da seleção brasileira Maria Portela. A gaúcha, juntamente com outro ex-atleta, Alex Pombo, estrearam suas participações na Comissão de Arbitragem durante a Copa Osório. Projeto-piloto para este ano, a iniciativa visa proporcionar um suporte à arbitragem em eventos da FGJ.

Com participação em Olimpíada, Maria Portela (direita) fez sua estreia na Comissão de Arbitragem durante a Copa Osório de Judô. – FOTOS: Alexandre Medeiros