Fúria é bicampeão do Torneio por Equipes de Beach Tennis

Com 329 pontos, 70 a mais que o segundo colocado, Fúria se sagrou bicampeão da competição.

Entre sexta (30/06) e domingo (2), o Vila Esportes e Eventos, em Osório, recebeu a 2ª edição do Torneio por Equipes de Beach Tennis. A competição contou com seis equipes, sendo três de Osório (Fúria, Vila e Sem Compromisso), uma de Santo Antônio da Patrulha (Supera Fitness), uma de Gravataí (Radar) e outra de Porto Alegre (Sogipa). Ao todo, mais de 200 atletas estiveram em quadra, nas oito categorias disputadas.

O Torneio seguiu da seguinte forma. Em cada categoria as equipes jogavam entre si com duelos dos naipes Feminino e Masculino. Em caso de uma vitória para cada time, o desempate era realizado com um duelo de duplas Mistas. As partidas foram realizadas em set único de seis pontos. Em caso de empate em 5 a 5, o jogo iria até 7 e em caso de igualdade em 6 a 6, o confronto iria para um tie break até 7 ou dois pontos de diferença (9×7, 10×8, 11×9, etc).

O campeão de cada categoria somava 57 pontos, o vice 38, os demais semifinalistas 25 pontos cada e o terceiro colocado dos grupos ganharia um ponto. No final, o campeão seria aquele que somasse o maior número de pontos. Para o campeão, além do troféu, foi pago a quantia de 800 reais, que devem ser gastos em produtos do Vila, além de quatro horários para jogos. Já o vice, recebeu 300 reais em produtos e dois horários para jogos. Vale ressaltar que também foram entregues medalhas aos campeões de cada categoria.

50+

Na sexta-feira, foram disputadas duas categorias. Na 50+, a final foi disputada entre Fúria e Sogipa, duelo esse que seguiria até o final da competição. No Feminino se enfrentaram Débora Gudolle e Letícia (Fúria) Vs Dani e Mari (Sogipa). A dupla do Fúria começou errando tudo e tomou 1 a 0 em linda bola de Dani. No segundo game, após muitos erros das duas duplas, Mari sacou na rede, cedendo o 1 a 1.

A virada do Fúria saiu em uma parcial equilibrada. Débora mandou um smash e Mari devolveu para fora, cedendo o 40×30. Após ataque para fora de Débora, no No-Ad (ponto decisivo), Débora acertou uma largada na diagonal para fazer o 2 a 1. Em outro game parelho, o Fúria fez 3 a 1, no saque para fora de Dani. A quinta parcial foi marcada por muitos erros das duas duplas, sendo fechada no saque para fora de Débora: 3 a 2.

No sexto game, o Fúria abriu 15×40 na devolução de Débora no fundo. Após Débora jogar um lobe para fora, Letícia fez o 4 a 2, em outro lobe no fundo da quadra. Acertando tudo na sétima parcial, a Sogipa voltou a descontar. Depois de acertar duas lindas bolas, Dani fez o 4 a 3 com uma devolução no fundo. Mas a reação do time portoalegrense parou por aí. Perdendo de 0x40, Dani sacou, Letícia mandou um lobe e Dani devolveu para fora, cedendo o 5 a 3. A vitória do Fúria saiu no game seguinte. Vencendo por 40×0, Letícia atacou na diagonal para fazer 6 a 3 e deixar a sua equipe a uma vitória do título na categoria.

Masculino – O confronto foi entre Daison e Marcelo (Sogipa) Vs Ângelo e Rolnei (Fúria). A partida começou equilibrada. O Fúria fez 1 a 0 no ataque de Rolnei, que contou com ajuda da rede para a abola cair na quadra adversária. Mas a Sogipa conseguiu a virada. Após belo rali, Daison mandou um smash e Rolnei devolveu para fora, cedendo o 1 a 1. No terceiro game, com a parcial empatada em 40×40, a bola sobrou junto à rede e Daison cravou para fazer o 2 a 1. Aí foi a vez do Fúria buscar a frente no placar. Com um saque potente, Ângelo fez o 2 a 2, em um smash em cima de Marcelo. Em outro 40×40, Daison mandou uma bola na diagonal, mas para fora, cedendo o 3 a 2.

A partir daí a dupla do Fúria tomou conta do jogo. No sexto game, Rolnei sacou e Marcelo devolveu para fora: 4 a 2. Aproveitando os erros da dupla adversária, Ângelo e Rolnei chegaram ao quinto ponto na devolução curta de Ângelo. Em mais uma boa passagem de Ângelo pelo saque, a dupla do Fúria fechou o jogo na diagonal da linha de Rolnei: 6 a 2 e título da 50+ para o Fúria.

Atletas do Fúria Débora, Rolnei, Letícia e Ângelo foram os campeões da categoria 50+.

SUB-14

Após o vice na 50+, a Sogipa assumiu a liderança da competição ao conquistar o título da categoria Sub-14. Em um formato pentagular, onde as cinco equipes jogaram entre si, o time de Porto Alegre foi perfeito, vencendo os seus quatro confrontos por 2 a 0. O vice-campeonato ficou com o Vila e em terceiro lugar a equipe do Supera Fitness. Vale ressaltar que o Fúria não teve atletas nesta categoria e, portanto, não somou nenhum ponto na classificação geral.

Equipe da Sogipa foi campeã na categoria Sub-14.

SOGIPA Vs FÚRIA

No sábado (1), três categorias foram disputadas e o duelo pela liderança da competição seguiu entre Sogipa e Fúria. A primeira a ocorrer foi a categoria D. Após grandes jogos, a final foi disputada entre as duas equipes. No Feminino, o confronto foi entre Camila e Débora (Sogipa) Vs Larissa e Dani Barbosa (Fúria). A dupla de Osório não teve muitas dificuldades e começou abrindo 3 a 0 no placar. Primeiro, Camila sacou e Larissa devolveu na diagonal para fazer 1 a 0. O segundo ponto saiu na devolução na rede de Débora. Já o 3 a 0 saiu em outra devolução de Larissa na diagonal.

Após um começo ruim, a dupla da Sogipa tentou equilibrar o confronto. Em uma parcial parelha, Camila descontou para 3 a 1, em um lobe. Aproveitando os erros da dupla adversária, o Fúria fechou o quinto game com outra largada de Larissa: 4 a 1. Em uma sexta parcial equilibra, a Sogipa voltou a descontar. No No-Ad, Camila mandou uma largada curta e Larissa não pegou: 4 a 2. Em um sétimo game marcado por lindas devoluções, a definição do ponto saiu no smash de Dani: 5 a 2. E na parcial seguinte, o lance voltaria a se repetir. Após o Fúria fazer 40×30 na bola de Larissa no fundo, que encobriu Camila, Dani fez 6 a 2 com outro smash.

Masculino – O duelo foi entre Alex e Paulo (Sogipa) Vs Régis e Renato Witt (Fúria). Precisando vencer para levar a disputa para as Mistas, a equipe de Porto Alegre começou com tudo. Com um saque forte de Paulo, a Sogipa fez 1 a 0 na pancada de Alex. Após saírem tomando 40×0 no segundo game, Paulo e Alex viram Witt errar três jogadas seguidas (dois saques na rede e uma largada na paralela para fora). No ponto decisivo, Alex mandou o smash e Renato devolveu para fora, cedendo o 2 a 0.  Após o susto na parcial anterior, a dupla da Sogipa chegou ao terceiro ponto na diagonal na rede de Witt.

Em um quarto game com muitos erros das duas duplas, no 40×40, Paulo acertou um smash para fazer o 4 a 0. Os erros seguiram na quinta parcial. Com a Sogipa vencendo por 40×30, Alex mandou um smash e Régis não conseguiu devolver: 5 a 0. No tudo ou nada, a dupla do Fúria conseguiu fazer um ponto, no ace de Renato. Já no sétimo game, Alex e Paulo abriram 40×15, na devolução de Alex. Após desperdiçarem dois match point, graças a dois pontos seguidos de Régis (ataque em cima de Paulo e devolução no fundo), eles fecharam o jogo em 6 a 1, no erro de Witt na recepção, no saque de Alex. Com a vitória, a decisão do título da categoria D iria para a Mista.

Mista – O duelo foi entre Paulo e Camila (Sogipa) Vs Régis e Vanessa (Fúria). A Sogipa começou melhor, fazendo 2 a 0. Após um game com muitos erros, Paulo acertou um smash para fazer 1 a 0. Na segunda parcial, depois de duas defesas de Camila, Régis atacou para fora, cedendo o 2 a 0. Primeiro na força e depois na técnica de Régis, o Fúria conseguiu descontar para 2 a 1. Mas a Sogipa voltou a abrir vantagem no marcador. Na quarta parcial, Paulo chamou a responsabilidade e com um ataque na paralela e outro no meio da quadra, fez o 3 a 1. A dupla da Sogipa seguiu acertando tudo. Depois de um lobe e um ataque na paralela de Camila, Paulo fechou o game com uma bola na diagonal: 4 a 1.

Aproveitando os erros da dupla adversária, Vanessa e Régis conseguiram descontar, na bola para fora de Camila: 4 a 2. Na parcial seguinte, Vanessa acertou duas devoluções seguidas, descontando o placar para 4 a 3. Mas a reação do Fúria parou por aí. A dupla bem que teve a chance para conseguir a igualdade, mas no No-Ad, o lobe de Vanessa foi para fora, cedendo o 5 a 3 para Paulo e Camila. Com Paulo no saque, a dupla da Sogipa fez 40×15 na devolução na linha de Camila. Na jogada seguinte, Camila acertou uma diagonal para fazer o 6 a 3, confirmando o 2 a 1 no confronto e o título da categoria D para a Sogipa.

Atletas da Sogipa Débora, Camila, Alex e Paulo foram os campeões da categoria D.

INICIANTE – Em mais uma final disputada entre Sogipa e Fúria, a equipe de Porto Alegre levou a melhor, vencendo o confronto por 2 a 0, com os placares de 6 a 0 no Feminino e 6 a 1 no duelo Masculino.

Atletas da Sogipa foram os campeões da categoria Iniciante.

CATEGORIA C

Na última disputa do sábado, a primeira final que não teve confronto entre Sogipa e Fúria, o intruso foi o Vila, que acabou derrotando a equipe de Porto Alegre nas semifinais pelo placar de 2 a 0. Mesmo com a queda, a Sogipa já iria para o último dia da competição na liderança da classificação geral.

Só teve jogão na final da categoria. No Feminino, o confronto foi entre Daia Camargo e Grazi (Fúria) Vs Helen e Ludimila Hoffmann (Vila). No primeiro game, após lindas jogadas, o Vila fez 1 a 0 no ataque de Helen na paralela. Com bom saque de Ludimila, o Vila ampliou no ataque no fundo de Ludi: 2 a 0. Depois do começo mais lento, a dupla do Fúria reagiu. Em uma parcial só de erros das duas duplas, Daia e Grazi descontaram na devolução para fora de Helen: 2 a 1. O empate saiu em um game equilibrado, que foi definido em dois erros seguidos de Ludimila (um ataque para fora e uma diagonal na rede): 2 a 2.

Em outra parcial bem parelha, o Vila voltou à frente no marcador na bola para fora de Daia: 3 a 2. Mas o Fúria voltou a empatar. No sexto game, o duelo estava empatado em 40×40, quando Grazi mandou uma linda largada na diagonal para fazer o 3 a 3. E o jogo seguiu equilibrado. Ludimila fez 4 a 3 para o Vila, com uma devolução na diagonal. Mas o Fúria, mais uma vez buscou a igualdade. Grazi mandou outra largada, Helen tentou buscar, mas acabou jogando a bola para fora: 4 a 4.

Com Daia no saque, ela e Grazi abriram 40×15 no lobe de Daia que Ludimila não conseguiu alcançar. Na jogada seguinte, Daia acertou um ace para fazer o 5 a 4, virando a partida para o Fúria. Na 10ª parcial, as duas duplas abusaram dos lobes. Foi em um lobe que Helen fez 40×30 para a dupla do Vila. Mesmo em desvantagem, Daia e Grazi não desistiram e com dois lobes para cima de Ludimila, as duas fizeram 6 a 4, fazendo 1 a 0 no confronto.

Masculino – O duelo foi entre Christian e Filé (Fúria) Vs Murilo Madruga e André Valentim (Vila). A dupla do Fúria começou com tudo, querendo definir a partida rapidamente. Sem muito esforço, Christian e Filé fizeram 1 a 0 no ataque na rede de Murilo. O segundo game foi de Christian. Defendendo e atacando muito, Christian mandou um smash e Murilo devolveu para fora, cedendo o 2 a 0. Na terceira parcial, a dupla do Fúria abriu 40×15 em lindo lobe de Filé. Na jogada seguinte, Filé sacou e André mandou o smash para fora: 3 a 0 Fúria.

O primeiro ponto do Vila saiu no quarto game. Aproveitando os erros da dupla adversária, André acertou um ace, descontando o marcador para 3 a 1. Na quinta parcial, Murilo e André fizeram 30×40, após Christian mandar dois saques na rede. Mas Christian se recuperou e, com um ace e um smash fez o 4 a 1 para o Fúria. No tudo ou nada, a dupla do Vila foi buscar o empate. Sacando muito, Murilo fez o 4 a 2 em um ace. Em um sétimo game marcado por muitos erros das duas duplas, no No-Ad, Christian mandou uma bola na diagonal, mas para fora: 4 a 3. Com dificuldades da recepção, a dupla do Fúria viu os adversários abrirem 40×0 na oitava parcial, no ace de André. Na sequência, Murilo acertou um lindo smash na paralela para fazer o 4 a 4.

Com Christian soltando o braço no saque, ele e o parceiro confirmaram o serviço no nono game, fazendo o 5 a 4 no ataque de Filé no fundo. Pressionado, Murilo foi para o saque e com dois erros (um na rede e um para fora), ele e André viram a dupla do Fúria abrir 0x40 na parcial. Após Christian mandar uma devolução para fora, Murilo mandou outro saque na rede, cedendo o 6 a 4 para Filé e Christian e confirmando a vitória do Fúria no confronto por 2 a 0 e o título da categoria C.

Atletas do Fúria Grazi, Daia, Ane, Christian, Titio e Filé foram campeões da categoria C.

ÚLTIMO DIA DE COMPETIÇÃO

A decisão do Torneio ficou para o domingo (2). A Sogipa começou o dia liderando, mas com uma vantagem pequena à frente do Fúria. Porém, isso durou apenas até a disputa do 40+. Como a Sogipa não tinha atletas na categoria, o Fúria tinha a chance de assumir a liderança se fosse campeão. E foi o que aconteceu. Em grupo único, o Fúria terminou 100% ao vencer os confrontos contra Sem Compromisso, Vila, Supera e Radar, todos por 2 a 0. Com três vitórias, o Vila terminou em 2º lugar.

DISCUSSÃO E TÍTULO DO FÚRIA

Como a Sogipa não tinha atletas na A, a categoria B poderia definir o campeão. Para isso, bastava o Fúria chegar à semifinal. Mas em duelo pegado contra o Vila, a equipe acabou sendo derrotada por 2 a 1. O confronto foi emocionante. No Masculino, Everton Kauer e João fizeram 6 a 2 para cima de Thiaguinho e Maurício Bublitz. Já no duelo feminino, Paola Scheffer e Bárbara Pereira (Fúria) enfrentaram Ciba Hussein e Lisa Bublitz (Vila) em um jogão de bola, que acabou sendo decidido no tie break, com vitória da dupla do Vila pelo placar de 8 a 6. O último ponto saiu na devolução para fora de Paola. Vale ressaltar que o jogo precisou ficar parado por alguns minutos devido a uma queda rápida de energia no local. Ainda durante a partida, Bárbara comemorou um ponto gritando na frente do treinador do Vila, o que não foi muito bem aceito por parte da torcida.

Com o clima quente, a decisão foi para as duplas Mistas. De um lado: João e Bárbara (Fúria), e do outro lado: Thiaguinho e Laura Rost (Vila). Logo no início, após um belo rali, vencido pela dupla do Vila, João virou para torcida para reclamar que durante o lance, houveram alguns gritos, o que teria atrapalhado o atleta. Lembrando que no Beach Tennis, a torcida só pode se manifestar após as jogadas serem finalizadas.

A reclamação gerou revolta na torcida do Vila, que começou a pegar no pé de João a cada lance em cima dele. O clima esquentou no lado de fora da quadra e teve bate-boca entre as torcidas. Vale ressaltar que na primeira edição da competição, realizada no final de fevereiro deste ano, também houve desentendimento envolvendo atletas e/ou torcedores do Fúria. Na ocasião, o conflito foi com a equipe do Borússia/Garden, o que ocasionou na não participação dos atletas do Morro nesta edição do Torneio.

De volta para o jogo, Thiaguinho e Laura venceram João e Bárbara, confirmando a vitória do confronto para o Vila por 2 a 1. Mesmo com a queda, o Fúria se sagrou bicampeão do Torneio por Equipes, já que a Sogipa também acabou sendo eliminada na semifinal ao ser derrotada pelo Supera Fitness por 2 a 0. Na decisão da categoria B, o Vila venceu o Supera por 2 a 1. No feminino, o Vila atropelou, batendo a equipe de SAP por 6 a 1. No masculino, o Supera deu o troco e venceu por 6 a 4. No desempate, o Vila venceu a disputa das Mistas por 6 a 3, se sagrando campeão da categoria. O destaque vai para a atleta Laura Rost (Vila), que, em sua estreia na categoria, deu show! A jovem atleta, com certeza, está entre as melhores da região e tem potencial para ir muito mais longe.

Atletas do Vila Lisa, Maurício, Ciba, Thiaguinho e Laura foram campeões da categoria B.

CATEGORIA A – Apenas quatro equipes disputaram a categoria, já que Sogipa e Sem Compromisso não tinham atletas para disputarem os jogos. Então, foi realizado um quadrangular, onde os times jogaram entre si, sendo o campeão aquele que vencesse mais jogos. E, mais uma vez deu Fúria. Após grandes jogos, o Fúria chegou para última rodada precisando vencer o Radar para ser campeão. Vitória do Radar daria o título para o Supera. A partida decisiva foi entre Gui Dutra e Lola (Fúria) Vs Mateus e Lu (Radar) e, em um baita duelo, a dupla do Fúria venceu por 6 a 4. No ponto decisivo, a bola sobrou para Gui, que cravou a bola na quadra adversária.

Com mais um título, o Fúria terminou a competição somando o total de 329 pontos, 70 a mais que a vice-campeã Sogipa. O Vila terminou em 3º lugar com 199, 27 pontos a mais que o quarto colocado Supera Fitness. Na quinta posição terminou o Radar, com 104 pontos. E, por fim, em sexto, ficou a equipe do Sem Compromisso, com apenas 56 pontos somados.

Atletas do Fúria Kailla, Lola, Tarcísio, Gui Dutra e Maurem foram os campeões da categoria A.