GERAL

Fiergs entrega a deputados propostas para crescimento industrial do Estado

A Federação das Indústrias do RS (Fiergs) realizou na quarta-feira (23), em sua sede na capital, uma reunião-almoço com 23 deputado estaduais que foram parte da nova legislatura da Assembleia Legislativa do Estado. Entre os parlamentares presentes, estava o deputado eleito Luciano Silveira (MDB). Também compareceram o coordenador do Conselho de Articulação Parlamentar (Coap) da Fiergs, Cláudio Bier, e integrantes da diretoria do Fiergs.

Durante o encontro, o presidente da Fiergs, Gilberto Porcello Petry, entregou aos deputados um documento com as propostas para crescimento do setor industrial. Intitulado ‘A industrialização para voltar ao rumo do crescimento’, o documento foi elaborado pelo Grupo de Política Industrial da Fiergs, formado para estruturar propostas visando à retomada do crescimento econômico no Brasil e no RS, tendo a indústria como engrenagem central desse processo.

Em seu discurso, Petry reforçou a tradição da Fiergs de respeito à classe política e à democracia, sempre presente nas decisões e nas ações da entidade. “Quero reiterar o desejo de um Brasil em paz, unido e consciente de suas verdadeiras prioridades, que são educação e o crescimento industrial”, disse. Já o presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira, reafirmou a parceria do Parlamento do Estado com a Fiergs no debate democrático para reforçar a retomada do desenvolvimento continuado do Rio Grande do Sul.

A proposta de reversão do processo em curso de desindustrialização, gerando desenvolvimento e garantindo um futuro melhor para os gaúchos, está no documento apresentado pelo economista-chefe da Fiergs, André Nunes. São cinco eixos ressaltando a importância da indústria para o desenvolvimento: Educação com foco na formação de futuros profissionais; Adensamento das cadeias produtivas; Inovação e nova economia; Comércio Exterior com políticas de promoção e internacionalização das indústrias e, por fim, Competitividade e Eficiência do Estado garantindo atratividade de investimentos.

A indústria representa 22,2% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. A cada um real produzido pelo setor, R$ 2,43 são gerados na economia. Nas exportações, 78,3% da pauta total (US$ 163,8 bilhões) são geradas pela indústria, também responsável por 9,7 milhões de empregos formais, 20,4% do total do País. Neste contexto, a indústria gaúcha responde por 6,8% do PIB nacional, 8% dos empregos formais e 6,4% das vendas externas. Já no RS, a indústria abrange 22,4% do PIB, 26,3% dos empregos formais e 74,5% das exportações.