CIDADESOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Estudantes osorienses são premiados na Mostratec

Entre os dias 23 e 27 de outubro, a Federação Nacional de Cultura (Fenac), em Novo Hamburgo (nos Vales), recebeu a 38ª edição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. O evento, organizado pela Fundação Liberato Salzano, contou com 785 projetos de alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Técnico de 675 instituições de ensino (públicas e privadas) de 15 países. Além do Brasil, a Mostratec contou com participantes da Argentina, Colômbia, Paraguai, Peru, México, Portugal, Espanha, Suíça, Suécia, Turquia, Ucrânia, Dinamarca, Indonésia e Taiwan.

E teve estudantes osorienses sendo premiadas. As alunas do Instituto Federal do RS (IFRS), Campus Osório, Amanda Ribeiro Machado e Marcella Gonçalves dos Santos ficaram em segundo lugar na categoria Ciências Animais e de Plantas, com o Projeto: Estudo da atividade antifúngica de extratos aquosos in natura de plantas na inibição de Neofusicoccum parvum. O trabalho, orientado pela professora Flávia Twardowski, tem como objetivo avaliar a eficiência de extratos aquosos in natura sobre a inibição do crescimento micelial de Neofusicoccum parvum, fungo que ataca as videiras, capaz de evoluir até a morte da planta.

Além de Amanda e Marcella, outra estudante do IFRS, Campus Osório, Luiza Soethe Avila, também foi premiada na Mostratec. Ela ficou em 3º lugar na categoria Engenharia Ambiental e Sanitária, com o Projeto: Monitoramento das águas do Rio Tramandaí através do sensoriamento remoto. Além da premiação, o trabalho de Luiza foi credenciado para participar da Mostra Nacional de Ciência de Portugal.

Com orientação de Flávia Twardowksi e co-orientação de André Bilibio Westphalen, o projeto tem por objetivo monitorar e analisar indicadores de qualidade da água para o Rio Tramandaí, entre os anos de 2013 a 2023, através do sensoriamento remoto. Conforme o resumo do trabalho, ele promove uma alternativa eficaz e de baixo custo aos órgãos que controlam os recursos hídricos, atendendo ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Estudante Luiza (ao centro) ao lado dos professores André e Flávia.

OUTRO PROJETO PREMIADO

Na Mostratec Júnior também teve alunos de Osório sendo premiados. Na categoria 3, que abrangem estudante do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental, o trio formado por Luiz Arthur de Borba Moura Barbosa, Arthur Vechi Vieira e Henrique Twardowski Wainer do Colégio Adventista ficaram com a segunda colocação, com o projeto intitulado ‘Desenvolvimento de plásticos biodegradáveis a partir da casca de laranja: uma alternativa aos plásticos convencionais’.

O trabalho, orientado pela professora Simone Vieira Figueiró, tem como objetivo produzir um plástico biodegradável usando a casca da laranja como uma alternativa mais sustentável aos plásticos convencionais oriundos do petróleo. Além da premiação, o projeto ainda foi credenciado para participar da Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa (MoExP), realizada pelo IFRS, Campus Osório.

Alunos do 8º ano do Colégio Adventista ficaram em 2º lugar na Mostratec Júnior.