Estudantes osorienses são premiados na Mostratec
Entre os dias 23 e 27 de outubro, a Federação Nacional de Cultura (Fenac), em Novo Hamburgo (nos Vales), recebeu a 38ª edição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. O evento, organizado pela Fundação Liberato Salzano, contou com 785 projetos de alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Técnico de 675 instituições de ensino (públicas e privadas) de 15 países. Além do Brasil, a Mostratec contou com participantes da Argentina, Colômbia, Paraguai, Peru, México, Portugal, Espanha, Suíça, Suécia, Turquia, Ucrânia, Dinamarca, Indonésia e Taiwan.
E teve estudantes osorienses sendo premiadas. As alunas do Instituto Federal do RS (IFRS), Campus Osório, Amanda Ribeiro Machado e Marcella Gonçalves dos Santos ficaram em segundo lugar na categoria Ciências Animais e de Plantas, com o Projeto: Estudo da atividade antifúngica de extratos aquosos in natura de plantas na inibição de Neofusicoccum parvum. O trabalho, orientado pela professora Flávia Twardowski, tem como objetivo avaliar a eficiência de extratos aquosos in natura sobre a inibição do crescimento micelial de Neofusicoccum parvum, fungo que ataca as videiras, capaz de evoluir até a morte da planta.
Além de Amanda e Marcella, outra estudante do IFRS, Campus Osório, Luiza Soethe Avila, também foi premiada na Mostratec. Ela ficou em 3º lugar na categoria Engenharia Ambiental e Sanitária, com o Projeto: Monitoramento das águas do Rio Tramandaí através do sensoriamento remoto. Além da premiação, o trabalho de Luiza foi credenciado para participar da Mostra Nacional de Ciência de Portugal.
Com orientação de Flávia Twardowksi e co-orientação de André Bilibio Westphalen, o projeto tem por objetivo monitorar e analisar indicadores de qualidade da água para o Rio Tramandaí, entre os anos de 2013 a 2023, através do sensoriamento remoto. Conforme o resumo do trabalho, ele promove uma alternativa eficaz e de baixo custo aos órgãos que controlam os recursos hídricos, atendendo ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

OUTRO PROJETO PREMIADO
Na Mostratec Júnior também teve alunos de Osório sendo premiados. Na categoria 3, que abrangem estudante do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental, o trio formado por Luiz Arthur de Borba Moura Barbosa, Arthur Vechi Vieira e Henrique Twardowski Wainer do Colégio Adventista ficaram com a segunda colocação, com o projeto intitulado ‘Desenvolvimento de plásticos biodegradáveis a partir da casca de laranja: uma alternativa aos plásticos convencionais’.
O trabalho, orientado pela professora Simone Vieira Figueiró, tem como objetivo produzir um plástico biodegradável usando a casca da laranja como uma alternativa mais sustentável aos plásticos convencionais oriundos do petróleo. Além da premiação, o projeto ainda foi credenciado para participar da Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa (MoExP), realizada pelo IFRS, Campus Osório.
