REGIÃO

Crea interdita parque de diversões em Quintão

A Fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea-RS) verificou uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) falsa apresentada por um parque de diversões localizado na praia de Quintão, no município de Palmares do Sul. Conforme o Crea, o Joy Park de Diversões, que fica na Avenida Esparta, não possui profissional habilitado como responsável técnico pela montagem de equipamentos eletromecânicos e instalações dos brinquedos. 

Após a identificação das irregularidades, os agentes do Crea acionaram o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e a Brigada Militar (BM), que dirigiram ao local para tomarem as devidas medidas. Os Bombeiros interditaram o parque, suspendendo o alvará de Plano de Proteção e Prevenção contra Incêndio (PPCI), decorrente da ART falsa verificada pela fiscalização do Conselho. A ação ocorreu na última quinta-feira (5).

Além do pagamento de multa, no valor de R$ 7,6 mil, o parque somente poderá retornar à operação quando tiver efetivado a regularização perante o Conselho, mediante a contratação de um profissional habilitado com a apresentação da ART, bem como o cumprimento às exigências dos Bombeiros e demais órgãos públicos.

PARQUE ALEGA QUE REGISTROS ERAM LEGAIS

O proprietário do parque, Dilamar Menezes (50), argumenta que os registros eram legais e serão refeitos na segunda (9). Segundo ele, os documentos não eram falsos, mas sim assinados por um engenheiro que não possui mais registro válido junto ao Crea, situação que só teria descoberto após a vistoria interditar seu empreendimento.

“O documento é assinado por um engenheiro que trabalhava conosco desde que abrimos, em 2018, e nunca tinha tido problema com fiscalização. Fui pessoalmente buscar a documentação com o engenheiro e levar aos bombeiros, no dia 28 de novembro (de 2022), antes de começar a montar a estrutura do parque, e me liberaram ela aprovada no dia 29 de novembro (de 2022). Não entendi o que quiseram dizer com falsificação”, afirmou o empresário, que diz não conseguir contato com o engenheiro desde então.

Dilamar pretendia refazer a documentação cassada junto aos bombeiros na segunda-feira e reabrir o Joy Park ao longo desta semana, quando o novo PPCI for aprovado. Ele também disse que irá recorrer da multa. Vale ressaltar que até o final desta edição (às 19h de 09/01), o parque ainda não havia recebido a autorização para reabrir.

FISCALIZAÇÃO CONTINUA

A equipe de fiscalização do Crea segue atuando durante a Operação Verão e atenta às estruturas de eventos e a parques montados para a temporada. “Estes meses onde verificamos um aumento significativo da população sazonal e um maior número de eventos e atividades de diversão nas praias, em todo o Litoral gaúcho, o CREA-RS está vigilante para orientar órgãos públicos, promotores e casas de shows sobre a importância de profissionais com habilitação e registro à frente das atividades técnicas. Estamos trabalhando sempre para proteger vidas”, afirmou a engenheira Ambiental Nanci Walter, presidente do Crea-RS.

FOTO: Crea-RS