REGIÃO

Corsan instala novo posto artesiano no Litoral

Dando continuidade aos trabalhos realizados pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), foi inaugurado um novo poço artesiano em Balneário Pinhal. Ele foi instalado na Rua dos Serradores, no distrito de Túnel Verde, contemplando os 1,5 mil moradores. Com investimento de cerca de 500 mil reais, a estrutura, após ser interligada à rede na próxima semana, irá beneficiar até 11 mil pessoas.

Serão implantados 30 metros de tubulação para a interligação à rede, faltando apenas a ligação à rede de energia elétrica. O novo poço tem capacidade para produzir 44 litros por segundo de água, promovendo maior segurança no abastecimento à população de Pinhal. A estrutura conta com abrigo para os equipamentos eletromecânicos, casa de química (onde são dosados o cloro e o flúor) e cercamento.

A perfuração de novos poços faz parte das melhorias na eficiência do saneamento planejadas pela Corsan para o Litoral Norte. “Além de Balneário Pinhal, em maio faremos também a interligação de dois outros poços em Osório. Queremos garantir o acesso contínuo e seguro da população à água potável, reafirmando nosso compromisso com a segurança no abastecimento da região”, afirma o diretor regional de operações, Fábio Arruda.

TROCA DE CENTRAL DE TELEMETRIA

A Corsan realizou na quinta-feira (25), em Osório, a troca da Central de Telemetria, equipamento responsável pelo monitoramento dos sistemas de água e esgoto à distância e em tempo real, 24 horas por dia. Ela fica na Estação de Tratamento de Água (ETA) do município, no bairro Porto Lacustre.

Além disso, a Central permite acompanhar, permanentemente, os níveis de água dos reservatórios, as condições de funcionamento de poços artesianos e os bombeamentos que compõem a distribuição de água à população, entre outras funções. Os dados da Central são mostrados em telas e acompanhados simultaneamente tanto em Osório como no Centro de Operações Integradas (COI), em Porto Alegre.

Conforme a Corsan, o novo dispositivo garantirá maior eficiência e rapidez na identificação e resolução de problemas. Além de Osório, Capão da Canoa receberá um novo equipamento. “É uma atualização tecnológica. Vai deixar o sistema mais confiável e preciso. Facilitará a identificação de possíveis problemas, agilizando manutenções e a operação do sistema pelos funcionários”, disse o diretor de operações regionais da Corsan, Fábio Arruda.

Município de Osório passou a contar com nova Central de Telemetria. – FOTOS: Corsan

MAIS INVESTIMENTOS

De acordo com a Corsan, todas as obras estão sendo realizadas de acordo com o Marco Legal do Saneamento, estabelecido por Lei Federal. Conforme a Companhia, até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Estado, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano.