GERAL

Comissão aprova projeto que anula portaria que libera pesca de camarão por arrasto motorizado

Deputado Alceu Moreira foi o redator da proposta. – Foto: Billy Boss

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de decreto legislativo que anula a decisão do governo federal que autorizou a pesca de camarão na modalidade de arrasto motorizado no mar territorial do Rio Grande do Sul (PDL 68/22). O mar territorial compreende a faixa de água de até 22 quilômetros a partir do litoral.

A autorização para a pesca de arrasto motorizado do camarão está prevista na Portaria 634/22, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, publicada em março deste ano. O projeto foi apresentado pelo deputado Henrique Fontana (PT). O relator, deputado Alceu Moreira (MDB), afirmou que a portaria editada pelo governo ocasiona severos danos ambientais e sociais.

“Ao utilizar redes pesadas e de malha fina, a pesca de arrasto promove a destruição do leito oceânico, a captura indiscriminada do pescado (independente da espécie e do tamanho dos exemplares), a redução dos estoques pesqueiros e o descarte posterior das espécies sem interesse econômico. O desperdício é grande. Milhares de famílias de pescadores artesanais são diretamente afetados em razão da redução dos estoques existentes e do tamanho dos espécimes”, explicou o relator.

Tramitação – O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, segue para análise do Plenário.