Campus do Instituto Federal recebe instrumentos musicais
Estudantes do IFRS tocando violão e os cajons recebidos.
OSÓRIO – Dezessete Campi do Instituto Federal do RS (IFRS) foram contemplados com novos equipamentos. Ao todo, foram entregues 175 itens, como instrumentos musicais, microfones, mesa de som, fones de ouvido, prensa de gravura, entre outros. O Campus da cidade, por meio do Núcleo de Arte e Cultura (Nac), recebeu três cajon (instrumento de percussão), quatro violões, duas mesas para utilização em artes visuais e uma prensa.
Os materiais foram adquiridos pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), a partir de um levantamento de demandas que envolveu o Grupo de Trabalho (GT) Arte e Cultura, formado por um representante de cada campus. “O GT trouxe suas demandas e, a partir delas, foram elencados os itens para a realização de um pregão para aquisição dos itens, com a colaboração dos colegas técnico-administrativos, que realizaram os procedimentos documentais”, explicou a assessora de Arte e Cultura da instituição, Viviane Diehl.
O objetivo da instituição é incentivar os estudantes a se envolverem com artes visuais, teatro, música e dança. Segundo a assessora, “o envolvimento em atividades culturais contribui para a permanência e o bom desempenho dos alunos na instituição, estimula a liberdade de expressão e de criação”. Ela ainda ressalta que a entrega dos equipamentos vai ao encontro da implementação da Política de Arte e Cultura do IFRS, recentemente aprovada. “Estamos começando e ainda temos muito a fazer para contaminar com a arte a educação integral e integrada”, complementa Viviane.
A Assessoria de Arte e Cultura foi criada com o objetivo de implementar e gerir a Política de Arte e Cultura, promovendo e desenvolvendo a área. Também para o fortalecimento da área, existem os Núcleos de Arte e Cultura, que em abril tiveram o Regulamento aprovado pelo Conselho Superior (Consup), por meio da Resolução nº 034, de 26 de abril de 2022.
Fotos: Divulgação