Boca do Balão – 6546

DISPUTA ao governo do Rio Grande do Sul terá 10 candidatos. São eles Carlos Messala (PCB), Onix Lorenzoni (|PL); Rejane Oliveira (PSTU); Ricardo Jobim (Novo); Vieira da Cunha (PDT); Roberto Argenta (PSC); Luiz Carlos Heinze (PP); Vicente Bogo (PSB); Eduardo Leite (PSDB) e Edegar Pretto (PT). Esta será a primeira vez que o MDB não é protagonista com candidato próprio, tendo o partido em sua nova forma de agir acatado a decisão nacional do partido para apoiar o PSDB com o qual está coligado nacionalmente.

DECISÃO em primeira instância da Justiça Eleitoral condenou parcialmente a atual prefeita Márcia Tedesco por campanha eleitoral irregular. Na sentença o juiz condenou ao pagamento de multa de R$ 50 mil e não acatou o pedido da Promotoria de cassação do mandato. Como a decisão cabe recurso, a Promotoria insistirá na tese da cassação do mandato. A ação foi impetrada pela coligação concorrente onde o candidato era o prefeito antecessor de Márcia, Jorge Fonseca do MDB.

PREFEITOS de Osório, Caraá, Santo Antônio e Capivari do Sul dispensaram os serviços do Hospital São Vicente ao negarem auxílio financeiro para manutenção de serviços como a emergência e a Obstetrícia. Diante da crise que se arrasta por décadas e aos elevados custos para a manutenção, com tabela do SUS deficitária a diretoria do Hospital está fortemente inclinada a encerrar as atividades destas duas atividades até o final deste mês. Com isto a partir de setembro, caso confirmado o fechamento destes serviços, a parturientes irão ter de se deslocar para outros municípios da região, como Tramandaí e Capão da Canoa. O Hospital tem trabalhado com déficits crescentes de receita e o aporte financeiro das prefeituras seria um complemento para manutenção destes, mas entendem os prefeitos que não há recursos para investir no atendimento à saúde, mas deslocam seus pacientes para o Hospital.