CIDADEESPORTES

Atletas de Osório são destaques em competição de Beach Tennis

Márcio e Saúva foram campeões da Masculina B.
Márcio e Saúva foram campeões da Masculina B.

OSÓRIO – Entre os dias 04 e 06 de abril, o Bola Cheia Beach Sports recebeu a segunda edição da Copa Guaibacar de Beach Tennis. A competição contou com dezenas de atletas de diferentes cidades do Litoral Norte gaúcho. E, como é de costume, mais uma vez os osorienses foram destaques.

Todos os jogos foram disputados em set único até seis, indo até sete em caso de empate em 5 a 5. Já se houvesse empate em 6 a 6, os vencedores seriam conhecidos na disputa de um Tie Break até 7 ou dois pontos de diferença (8×6, 9×7, 10×8, etc). No final, foram premiadas as três melhores duplas em cada categoria com troféus e brindes.

MASCULINA B

Doze duplas disputaram o título da categoria. Elas foram divididas em quatro chaves de três, onde jogaram entre si, avançando as duas primeiras de cada grupo para as quartas de final. Após grandes jogos, a final foi disputada entre duas duplas da casa: Bruno Saúva e Márcio Braga Vs Cristiano Spitznagel e Rui Lang.

FINAL – O primeiro game da decisão foi marcado por muitos erros das duas duplas, sendo definido no ataque de Cristiano na rede, após boa troca de bolas: 1 a 0 para Márcio e Saúva. Com bastante dificuldade na recepção, Rui e Cristiano viram a dupla adversária abrir 40×15 na segunda parcial, na devolução para fora de Rui. E, na sequência, Márcio fez 2 a 0, com um lobe encobrindo Cristiano. Aproveitando os erros dos rivais, Saúva e Márcio fizeram 3 a 0 no saque na rede de Cristiano. Com Saúva soltando o braço no saque, a dupla chegou ao quarto ponto. Depois de fazer dois aces, Saúva atacou e Cristiano devolveu para fora, cedendo o 4 a 0.

Depois de um começo ruim, Rui e Cristiano esboçaram uma reação. Em um quinto game equilibrado, a dupla perdia de 30×40, quando Saúva jogou um smash para fora: 40×40. No No-Ad (ponto decisivo), Cris atacou uma bola e a devolução de Márcio acabou não passando da rede: 4 a 1. Motivados pelo primeiro ponto, Rui e Cristiano abriram 0x40 na sexta parcial, no smash na rede de Saúva. Após um ace de Márcio e uma bola para fora de Rui, em outra boa troca de bolas, Saúva mandou outro ataque para fora, cedendo o 4 a 2. Porém, a reação de Cristiano e Rui parou por aí.

No sétimo game, Márcio e Saúva fizeram 15×40, no ataque na rede de Cristiano. Depois de sofrerem a igualdade na parcial, no ponto decisivo, Saúva fez o 5 a 2, acertando um lindo smash no fundo da quadra. Em outro game equilibrado, Saúva foi para o saque com ele e Márcio vencendo por 40×30. Em saque forte, Cristiano devolveu a bola direto para fora, cedendo o 6 a 2, ponto que confirmou o título da Masculina B para Bruno Saúva e Márcio. Já na disputa do terceiro lugar, os também osorienses André Valentim e John Hoffmann derrotaram Filipe Silveira e Luciano, de Palmares do Sul, pelo placar de 6 a 4.

DESTAQUE – Mesmo com a derrota da final, vale ressaltar a atuação de Rui e Cristiano que jogaram demais na estreia da dupla na categoria, chegando a tirar algumas duplas favoritas ao título. O esforço foi tanto que Rui acabou sentindo a perna durante a semifinal, tendo que seguir jogando o resto da competição machucado. Por outro lado, o campeão Saúva sobressaiu sobre seus adversários, confirmando o que muitos esperavam antes do início dos jogos, principalmente pelo o atleta, frequentemente, joga a categoria ‘A’ em competições realizadas em outras cidades.

Cristiano e Rui Lang foram vice-campeões da Masculina B.
Cristiano e Rui Lang foram vice-campeões da Masculina B.
André e John ficaram em 3º lugar na categoria Masculina B.
André e John ficaram em 3º lugar na categoria Masculina B.

FEMININA B

Nove duplas disputaram a categoria. Elas foram divididas em três chaves com três cada uma, onde jogaram entre si, avançando as duas primeiras de cada grupo para o mata-mata. As duas melhores duplas se classificavam direto para as semifinais, enquanto as outras quatro tiveram que passar por um play-off para definirem as últimas duas semifinalistas. Depois de muitos jogaços, a decisão da Feminina B foi entre as osorienses Taís Heberle e Jaque Welsch Vs Fernanda Costa (Osório) e a parceira Giedre Paiva (Tramandaí).

FINAL – O relógio já se aproximava de 1h e 30min de sábado (5), quando a decisão do título da categoria teve início. Taís e Jaque abriram 40×15 no primeiro game, após smash de Fernanda para fora. Na jogada seguinte, Taís acertou um ace em cima de Fê, fazendo 1 a 0. A dupla da casa seguiu com tudo na segunda parcial, fazendo 15×40 no gancho de Taís para cima de Giedre. Já na sequência, Giedre sacou e Jaque devolveu no fundo para fazer o 2 a 0.

Depois de um começo mais lento, Fernanda e Giedre começaram a jogar. Elas chegaram a estar tomando 40×15 no terceiro game, mas após dois ataques errados das adversárias, no 40×40, Fernanda mandou uma devolução no fundo e Taís jogou a bola para longe, cedendo o 2 a 1. Já o empate, veio em uma parcial com muitos erros das duas duplas. Em outro No-Ad, Fernanda acertou um ace, igualando o marcador: 2 a 2.

O confronto seguiu equilibrado, com os games sendo definidos no detalhe. Com Jaque e Taís vencendo a quinta parcial por 40×30, Giedre chamou a responsabilidade e com dois smashs (um no fundo e outro na paralela) fez o 3 a 2. Em uma sexta parcial com belas jogadas, depois de uma troca de bolas, Fernanda atacou e a devolução de Jaque parou na rede: 40×30. Na jogada seguinte, Fê fez o 4 a 2, com um smash na paralela.

No sétimo game, Jaque e Taís venciam por 30 a 0, quando levaram 30×40, na curtinha de Giedre. Depois da devolução para fora de Fernanda, ela mesmo fechou a parcial, fazendo o 5 a 2 em uma devolução que Jaque não conseguiu alcançar. Em outro game parelho, Giedre e Fernanda fizeram 40×30 no smash para fora de Taís. Após Jaque acertar uma devolução na paralela, no ponto decisivo, Fernanda fechou o jogo em 6 a 2, acertando um smash no fundo da quadra, ponto que confirmou o título da Feminina B para ela e a parceira Giedre.

Já na disputa do 3º lugar, Nani (Osório) e Andressa Alliardi (Tramandaí) venceram as osorienses Sheila Costa e Pri Mesquita no Tie Break pelo placar de 7 a 4. Vale ressaltar que Sheila é mãe de Fernanda, campeã da categoria.

Fernanda e Giedre foram as campeãs da Feminina B.
Fernanda e Giedre foram as campeãs da Feminina B.
Taís e Jaque ficaram com o 2º lugar na Feminina B.
Taís e Jaque ficaram com o 2º lugar na Feminina B.
Andressa e Nani terminaram na 3ª posição da Feminina B.
Andressa e Nani terminaram na 3ª posição da Feminina B.

OUTRAS CATEGORIAS

FEMININA C

1as – Julia e Mazu (Tramandaí)

2as – Adri e Marta (SAP)

3as – Cris Martins e Vanessa (Osório)

Cris e Vanessa ficaram em 3º lugar na Feminina C.
Cris e Vanessa ficaram em 3º lugar na Feminina C.

MASCULINA C

1os –Djoko e Boto (Tramandaí)

2os – Taison e Tairon Silveira (Osório)

3os – Richard e Régis (Tramandaí)

Tairon e Taison foram vice-campeões na Masculina C.
Tairon e Taison foram vice-campeões na Masculina C.

CRÉDITOS: Lucas Rodrigues