Animal é encontrado morto em praia de Mariápolis
OSÓRIO – Pessoas que caminhavam pela praia de Mariápolis, na última sexta-feira (3), encontraram uma Toninha morta. O animal, que uma espécie menor de Golfinho, foi recolhido durante uma ação realizada em conjunto pelos agentes da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Obras, do Programa Jogue Limpo com Osório e da subprefeitura de Atlântida Sul.
Conforme o Coordenador do Programa Jogue Limpo, Aluízio Verdinho, não há evidências que confirmem que o animal teria sido contaminado pela gripe aviária. Porém, todos os cuidados foram tomados para evitar um possível contágio, sendo a retirada do animal feita seguindo o protocolo preventivo.
A influenza aviária afeta principalmente aves, mas, além dos mamíferos aquáticos, pode ocasionalmente atingir cães, gatos e seres humanos que tenham contato direto com animais infectados. Por isso, quem for frequentar a praia deve tomar algumas recomendações: Não se aproxime ou tente socorrer animais feridos ou doentes; não se aproxime de animais mortos; evite circular com cães, gatos ou outros animais domésticos na beira da praia.
Em caso de encontrar animais mortos ou doentes nas praias, notifique os órgãos do Estado pelos telefones: (51) 98445-2033 (Secretaria de Agricultura) ou (51) 98593-1288 (Secretaria de Meio Ambiente). O contato também pode ser realizado diretamente com a Patrulha Ambiental (Patram). Em Osório o telefone da Patram é o (51) 3601-1726.
Até o final da semana passada, haviam sido registrados mais de 600 mamíferos marinhos mortos no Litoral gaúcho com suspeita de gripe aviária. Ao todo, quatro focos da doença, foram registrados, sendo um no Litoral Norte, em Torres.