REGIÃO

Aeroporto de Torres pode ser alternativa para voos no RS

Após o recuo das águas do Guaíba, especialistas estiveram na segunda-feira (3), no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, avaliando a situação do local. Depois de uma vistoria detalhada, eles afirmaram que o Aeroporto só poderá voltar a funcionar em dezembro deste ano.

Enquanto isso, soluções estão sendo levantadas para resolver o problema dos voos no Estado. Depois de um aeroporto provisório ser montado na base da Força Aérea em Canoas (na região Metropolitana), outro local foi apontado para ser utilizado enquanto o Aeroporto da capital não for liberado. Trata-se do Aeroporto de Torres.

No sábado (1), o Ministro-Chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, acompanhado do vice-governador Gabriel Souza, esteve no local para participar de uma reunião. O encontro contou com a presença do deputado estadual Luciano Silveira (MDB), do presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte, João Marcos Bassani, e do prefeito de Torres, Carlos Souza, além de empresários e demais autoridades.

Localizado no quilômetro 77 da ERS-389 (Estrada do Mar), o Aeroporto de Torres é administrado pelo Governo gaúcho, por meio do Departamento Aeroportuário da Secretaria Estadual de Logística e Transportes (Selt). Atualmente, o Aeroporto só recebe voos executivos e humanitários, como entrega de donativos. Para que possa receber voos comerciais, será necessária a realização de aumento na sua estrutura, além de diversos serviços, como a instalação de uma seção de combate a incêndios, uma área para inspeção de passageiros e bagagens, além da disponibilidade de equipamentos como reboque e escada. Isso, sem contar na contratação de pessoal qualificado para operação do sistema.

Localizado na Estrada do Mar, Aeroporto de Torres atualmente só recebe voos executivos e humanitários.