Solenidade celebra 27 anos do CRPO Litoral

Solenidade celebra 27 anos do CRPO Litoral

OSÓRIO – O Auditório Felipe Tiago Gomes do Centro Universitário Cenecista (Unicnec) recebeu durante a sexta-feira (27/06) uma Solenidade do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Litoral Norte (CRPO Litoral). O ato foi em alusão aos 27 anos do CRPO Litoral, comemorados no último dia 02 de junho.

O evento contou com a presença de autoridades militares e civis, incluindo o vice-prefeito Ed Moraes. Em seu discurso, o chefe do Estado-Maior da Brigada Militar (BM), o coronel Luigi Gustavo Soares Pereira, destacou a importância estratégica do CRPO Litoral no enfrentamento à criminalidade e no atendimento das demandas típicas da região.

Já o comandante do CRPO Litoral, o coronel Artur Marques de Barcellos, reforçou a relevância da atuação integrada, o trabalho de excelência desenvolvido pelo efetivo e os resultados expressivos alcançados. “As reduções nos principais indicadores criminais refletem o esforço diário de nossos Policiais Militares (PMs), o apoio da comunidade e a força das parcerias institucionais”, declarou Barcellos.

Após a fala das autoridades, foram entregues as Comendas do CRPO Litoral e a Medalha Mérito Atlântico Sul.

Comandante do CRPO Litoral, coronel Barcellos.
Comandante do CRPO Litoral, coronel Barcellos.

CRPO LITORAL

Criado em janeiro de 1998, junto com outros Comandos Regionais da Brigada Militar, o CRPO Litoral foi instalado, efetivamente, em dois de julho daquele ano. Seu primeiro comandante foi o coronel Lauri Schroeder, que ficou no cargo entre 1998 e 1999. De lá para cá, outros 16 nomes comandaram o CRPO Litoral, até chegar do atual comandante, o coronel Artur Marques de Barcellos, que está na função desde 2024.

A sua área de abrangência contempla os 23 municípios do Litoral Norte e duas cidades do Vale do Paranhana (Rolante e Riozinho), com policiamento ostensivo realizado pelo 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e 2º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (BPAT), reforçado, em determinadas situações, pelo efetivo da sede do Comando Regional. Também estão sob a sua responsabilidade a Formação Sanitária Regimental (FSR) e o Canil Regional.

Além da gestão do policiamento ostensivo, planejamento e execução de diversas operações, incluindo a maior delas que é a Operação Golfinho, o CRPO Litoral realiza ações conjuntas com Unidades operacionais da BM, que também atuam na região, e com outros órgãos de segurança.

CRÉDITOS: BM