GERALREGIÃO

Prefeitos da Amlinorte se reúnem com Corsan/Aegea

Depois de participarem de uma reunião com a CEEE Equatorial, os prefeitos da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) se reuniram com representantes da Corsan/Aegea. O encontro foi realizado na sede da Associação, em Osório, durante a manhã de quarta-feira (14), sendo comandado pela vice-presidente da Amlinorte, a prefeita de Itati, Madalena Trisch.

A reunião tratou sobre as normas legais referentes a rede de água e esgoto na região. Na ocasião, o superintendente de assuntos institucionais Corsan/Aegea, Cesar Faccioli, e o diretor da Corsan no Litoral Norte, Luciano Brandão, apresentaram dados referente aos investimentos feitos pela Companhia no Litoral Norte. Somente em 2024, foram investidos R$ 85 milhões. Para este ano, a previsão é de que sejam gastos R$ 105 milhões. Já para 2026, o valor de recursos investidos deverá ultrapassar a casa dos 120 milhões de reais.

No final das falas, a vice-presidente da Amlinorte comemorou os investimentos. A prefeita de Itati ainda ressaltou a importância de buscar alternativas conjuntas para aqueles municípios pequenos, que ainda não tem contrato com a Corsan e mantém rede própria de fornecimento de água.

 Prefeita de Itati, Madalena Trisch.
Prefeita de Itati, Madalena Trisch.

PROJETO

Ainda durante o encontro, a empresa Movimenta Soluções apresentou um projeto voltado a destinação dos resíduos sólidos para o Litoral Norte. As Centrais de Tratamento de Resíduos (CTRs) são instalações projetadas para receber, processar e destinar diversos tipos de resíduos, incluindo resíduos sólidos e esgoto. Elas visam reduzir o volume, a periculosidade e o impacto ambiental dos resíduos, além de permitir a recuperação de materiais e energia. Conforme a Amlinorte, o assunto deverá ser debatido em novas oportunidades para entendimento desse sistema.

Representante da Movimenta Soluções apresentou projeto para ser implantado na região.
Representante da Movimenta Soluções apresentou projeto para ser implantado na região.

CRÉDITOS: Rose Scherer