Eduardo Renda é o novo secretário municipal de Administração
OSÓRIO – Foi realizada na manhã de segunda-feira (25), no Gabinete do Prefeito, a cerimônia de posse do novo secretário municipal de Administração. Após a saída de Juarez Nunes, assumiu o cargo o ex-vice-prefeito da cidade, Eduardo Renda. O ato contou com a presença do prefeito Roger Caputi, do presidente da Câmara dos Vereadores Miguel Calderon (PP), do deputado federal Alceu Moreira (MDB), entre outras autoridades, além de familiares e amigos de Renda.
O vereador Miguel fez questão de ressaltar o trabalho de Nunes, sempre com um cuidado no tratar com as pessoas. Em relação a Renda, Calderon falou da amizade e o carinho que tem pelo novo secretário, desejando sucesso na nova caminhada. “O PP está junto ao Governo desde o início e com o Eduardo (Renda) teremos um novo viés na política da Administração. E, que possamos alcançar os objetivos que estamos esperando”, declarou o presidente do Legislativo osoriense.

O deputado Alceu começou a sua fala ressaltando uma das virtudes de Eduardo, a de, segundo ele, “ser incapaz de guardar rancor de qualquer pessoa”. É válido relembrar que Renda foi vice de Alceu na época em que o, hoje parlamentar, comandou o Executivo osoriense. E, depois que Alceu precisou sair para seguir sua carreira política, Renda ficou em seu lugar como prefeito, entre os anos de 2002 e 2004.
Ainda no seu discurso, Moreira afirmou ser um “grande reconhecimento”, ao colocarem Renda como secretário e afirmou que Eduardo é capaz de trazer soluções para o município, devido a sua representação política, o grau de conhecimento e a experiência adquirida ao longo dos anos.

Já o prefeito Roger Caputi começou o seu pronunciamento agradecendo o trabalho do, agora ex-secretário de Administração, Juarez Nunes. Ele lembrou da situação complicada e cheia de problemas que os dois tiveram que lidar logo no início do Governo e afirmou que Nunes teve coragem para realizar as mudanças necessárias, sempre de maneira correta: “Ninguém pode falar nada do teu caráter e da tua conduta”, disse Roger.
Segundo o prefeito, a troca no comando da Secretaria se deu pelo “desgaste” de relações. “Mudar paradigmas não é fácil e é para poucos, e, por isso, houve um desgaste na função”, explicou Caputi. Ele ainda declarou que a troca foi para “proteger” Nunes e que confia nele, tanto que Nunes seguirá na Secretaria de Administração, mas atuando em uma nova função.
“Entregamos a bomba nas mãos do Eduardo (Renda), porque eu sei que capacidade ele tem para exercer o cargo. Não podemos abrir mão de uma pessoa que conhece cada canto do município e é respeitado por todos os servidores. Queremos resgatar a dignidade do município, com um Governo sério, comprometido e responsável e organizar a nossa cidade, tendo compromisso com os cidadãos osorienses”, finalizou o prefeito Roger.

Aos 81 anos de idade, Eduardo Renda comandará uma das poucas Secretarias pelas quais ainda não havia passado durante sua trajetória política. Ele fez questão de expressar o “prazer” em assumir a nova função, contrariando algumas falas que disseram que ele só iria assumir o cargo por causa do dinheiro. “Eu vim porque sou filho de Osório e quero o bem da nossa cidade. Porque acho que posso contribuir com alguma coisa, o que é o dever de cada cidadão (ã) de Osório”, afirmou o novo secretário, que continuou: “Devemos ajudar, criticar, quando necessário, mas, principalmente, olhar as virtudes e fechar os olhos para os pequenos defeitos da Gestão, que não é fácil para qualquer um trilhar”, comentou Renda, ao fazer uma analogia comparando o trabalho no Executivo com subir o Morro da Borússia pelo mato.
Com a intenção de ajudar e sempre disposto a trabalhar, Eduardo disse que o Governo municipal terá “um parceiro, um amigo, uma pessoa de dica a ajudar a resolver os problemas (os quais estiverem ao seu alcance) que afligem a nossa comunidade em todas as áreas. Força e dedicação é o que não me falta”, declarou Eduardo Renda, encerrando o seu discurso.
