Patram realiza ações no Litoral Norte
Os agentes da Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar (BM) realizaram na segunda-feira (13), uma Operação para fiscalizar a Lagoa da Itapeva, em Torres. No local foi apreendido aproximadamente 600 metros de rede.
Já na terça (14), o trabalho foi realizado nas Lagoas do Peixoto e Pinguela, ambas em Osório. Durante o patrulhamento foi localizado na Pinguela duas redes armadas, com aproximadamente 400 e 200 metros de comprimento, respectivamente. Já na Lagoa do Peixoto não houve apreensões. Todo o material foi recolhido e posteriormente, será levado para ser destruído. Vale ressaltar que os proprietários das redes não foram identificados.
ÁREA DESMATADA EM CARAÁ
Na segunda-feira (13), a Patram identificou o responsável pelo desmatamento de uma área de aproximadamente 2,53 hectares de vegetação arbórea do Bioma da Mata Atlântica. Conforme a Patram, o local, que fica no município de Caraá, está na área de preservação permanente de uma nascente. O homem, que não possuiu licença para desmatar o local, foi autuado e irá responder por crime ambiental.
Já na terça (14), a Patram realizou a Operação Força Verde, que teve como foco principal o patrulhamento em unidades de conservação visando prevenir ocorrências de desmatamento e averiguação de alertas do MapBiomas, bem como coibir crimes como a caça ilegal e o abigeato. Foi realizado patrulhamento na Reserva Biológica da Serra Geral, localizada no interior do município de Maquiné, não sendo registrada nenhuma ocorrência.
RESGATE DE ANIMAIS
Na terça (14), a Patram foi acionada para resgatar uma ave, em um estabelecimento de Tramandaí. Os policiais foram acionados pelo proprietário, que encontrou o animal ferido dentro do local. Segundo a Patram, trata-se de uma ave marinha da espécie Pardela. O animal, que estava bastante debilitado, foi encaminhado ao Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (Ceram) de Imbé, onde receberá tratamento e, posteriormente, será devolvido a seu habitat natural.
A Pardela-do-atlântico, como é chamada, pertence à família dos Procelariídeos. A ave pode atingir cerca de 38 centímetros de comprimento e uma envergadura média de 80 centímetros. Ela usa o seu bico fino e escuro para caçar pequenos peixes, e crustáceos.