POLICIALREGIÃO

4,5 toneladas de produtos impróprios para consumo são apreendidas no Litoral Norte

Na quinta-feira (25), foi dada continuidade na Operação realizada pelo Programa Segurança Alimentar RS, com auxílio do Ministério Púbico do Estado (MP-RS), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). A ação contou com a participação dos promotores de Justiça e Alcindo Luz Bastos da Silva Filho e Mari Oni Santos da Silva, além dos agentes da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi); da Vigilância Sanitária, Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar (BM); e da Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor (Decon).

Foram fiscalizados três estabelecimentos comerciais e um depósito nas praias de Tramandaí e Oásis Sul. Conforme o MP-RS, dois mercados em Oásis tiveram as padarias interditadas por falta de higiene e problemas estruturais, sendo registrado ausência de pia, piso e de telas. Já em Tramandaí, foi vistoriado um supermercado e seu depósito, onde foi cumprido um mandado de busca e apreensão.

Durante a fiscalização, foram encontrados produtos vencidos, carne e produtos sem procedência e armazenados de forma inadequada. Além disso, também foi registrada a presença de animais, incluindo moscas, baratas, ratos e lesmas. No final, todos os locais foram autuados, sendo apreendidas 4,5 toneladas de alimentos e produtos impróprios para consumo. Vale ressaltar que os nomes dos comércios não foram divulgados.

OUTRAS AÇÕES

Entre segunda (22) e quarta-feira (24), outros 12 estabelecimentos já haviam sido vistoriados nas praias de Imbé, Capão da Canoa, Santa Terezinha (Imbé) e Torres. Todos os locais foram autuados, sendo dois restaurantes de Capão interditados por apresentarem péssimas condições de higiene e problemas estruturais. Além disso, um dos locais estava sem Alvará.

Durante as ações, foram apreendidas aproximadamente sete toneladas de produtos, sendo cerca de 400 quilos em Torres, 1,2 tonelada em Capão da Canoa e 5,5 toneladas em Imbé. Somadas, as 4,5 toneladas confiscadas em Tramandaí, a Operação apreendeu mais de 11,6 toneladas de alimentos e produtos impróprios para consumo em comércios do Litoral Norte gaúcho.

Em alguns alimentos e produtos foi registrada a presença de animais em alguns alimentos e produtos, incluindo moscas, baratas, ratos e lesmas. – FOTOS: MP-RS