Vinte jogos movimentaram a Copa Osório de Futsal
OSÓRIO – Iniciou na segunda-feira (20) a Copa Osório de Futsal. A competição esportiva é organizada por Darlan Dias (Pretinho) e conta com apoio da prefeitura, por meio da Assessoria de Esporte e Lazer. A abertura contou com a presença do vice-prefeito Ed Moraes, do assessor de Esporte Henrique Luz, de secretários e vereadores do município, assim como os empresários que patrocinam o evento.
Oito partidas da Categoria de Base movimentaram a primeira noite. Os jogos foram realizados em dois tempos de 12 minutos cada. No Sub-08, as duas equipes do Abade venceram. O time A derrotou o Milan por 2 a 0 com gols de Joca e Miguel. Já a equipe B, venceu o Águia Dourada por 3 a 1. No primeiro tempo, Theo, aproveitando duas cobranças de escanteio, fez 2 a 0 para o Abade. O Águia descontou ainda antes do intervalo com Francisco, aproveitando rebote da defesa. Porém, no final da partida, Conrado fez o 3 a 1, confirmando o triunfo do Abade-B.
Pelo Sub-10, duas goleadas marcaram a primeira rodada. O Conexão Osório fez 4 a 0 para cima do Ferreira. Matias, Gregori (duas vezes) e Enrico fizeram os gols do jogo. Porém, o placar ainda poderia ter sido maior se Matias não tivesse desperdiçado um pênalti aos 5min de jogo.
Na outra partida, o Águia Dourada derrotou o Uruguay por 5 a 2. Aos 30 segundos, Alexandre recebeu, girou em cima da marcação e chutou para o gol, fazendo 1 a 0 Águia. Aos 4min saiu o empate. Após bate-rebate, a bola sobrou na área para Bernardo deixar tudo igual: 1 a 1. Um minuto depois teve pênalti para o Águia. Alexandre bateu no alto para fazer o 2 a 1. Aos 8min, Arthur brigou no pé de ferro e a bola sobrou para Alexandre bater de primeira e marca o 3 a 1.
Ainda no primeiro tempo saiu o quarto do Águia Dourada. Na terceira penalidade marcada a seu favor, Vicente chutou, a bola bateu no travessão e, no rebote, o mesmo Vicente colocou para o fundo das redes: 4 a 1. Em uma segunda etapa mais devagar, o Uruguay chegou a descontar com Davi, mas Vicente voltou a marcar para o Águia, dando número finais ao jogo: 5 a 2.
No Sub-12, pelo grupo A, o Ferreira goleou o Abade por 6 a 2. Depois de um início equilibrado, o Ferreira conseguiu fazer três gols em pouco mais de três minutos, todos com Arthur Lucas. Aos 5min, o camisa 10 driblou a marcação e bateu no canto para fazer 1 a 0. Um minuto depois, ele recebeu de Vinicius e acertou um belo chute de primeira para fazer o segundo. Já aos 8min, depois de uma cobrança de lateral, a bola sobrou para Arthur fazer o 3 a 0.
Mesmo com a vantagem no placar, o Ferreira seguiu em cima e praticamente definiu o confronto ainda na primeira etapa. Aos 11min, a bola ficou passeando pela área do Abade, até que Menoti chegou chutou forte para marcar o quarto. Nos segundos finais do primeiro tempo saiu mais um gol do Ferreira. Arthur Lucas cruzou e Caetano só escorou para o fundo do gol: 5 a 0. Logo no primeiro minuto do segundo tempo o Abade descontou com Benhur. Mas aos 7min, Vinicius bateu escanteio, a bola desviou na defesa adversária e entrou: 6 a 1 Ferreira. Já aos 11min, Enrique passou por dois e tocou para Murilo, que em cima da linha só escorou para fazer o 6 a 2, dando números finais a partida.
Já pela chave B, o Cesa/Cruzeiro fez 3 a 1 para cima do Uruguay. Aos 3min, Lorenzo recebeu na frente e, cara a cara com o goleiro, tocou para o gol: 1 a 0 Cruzeiro. Faltando 14 segundos para o término do primeiro tempo, após cobrança de escanteio, o goleiro do Uruguay não segurou e Lorenzo só teve o trabalho de empurrar para o gol vazio: 2 a 0. Na segunda etapa, o Uruguay chegou a descontar. Aos 6min, Enzo conseguiu ganhar a disputa pela bola, avançou em velocidade e chutou para o gol: 2 a 1. Entretanto, um minuto depois, Kauã acertou um chute cruzado, marcando o 3 a 1, gol que confirmou a vitória do Cesa/Cruzeiro.
Para fechar, saiu uma chuva de gols no Sub-14. O destaque foi para o Torre Forte, que aplicou 14 a 0 para cima da equipe do Vila Futsal, em partida válida pelo grupo B. Kauã (4x), Oséias (4x), Pedro (3x), Nikolas (2x) e Bernardo marcaram os gols do jogo. Já na chave A, o Porto foi bem mais econômico e venceu o União Torre por 2 a 0, ambos os gols marcados por Arthur.
ADULTO: Na terça (21), tiveram início as categorias Adultas. Diferente dos da categoria de Base, os jogos estão sendo realizados em dois tempos de 15min cada. Pelo Feminino, o Xangri-lá venceu a Juventus (Tramandaí) por 4 a 1. Em noite inspirada, Taís marcou três gols e deu uma assistência para o gol de Julia. Scherida marcou o gol de honra da Juventus. Já na outra partida, o Flamengo (Capão da Canoa) aplicou 12 a 1 para cima do Top-10 (Imbé/Capão). A artilheira da noite foi Gabi Porsche com cinco marcados. Além dela, também fizeram para o time de Capão: Vivi, Milene (2x), Amanda (2x), Maryah e Rani. Rita, de pênalti, fez o gol do Top-10.

SÉRIE PRATA
Quatro partidas movimentaram a categoria. No grupo A, o Barcelomba venceu o Tigre por 3 a 0. Os gols foram marcados por Luis Felipe, Porco e Luciano. Pela chave B, Império e Borússia fizeram uma partida movimentada. O Império abriu 2 a 0, com dois gols de Calebe. Na segunda etapa, em menos de três minutos, o Borússia empatou graças aos tentos de Christian e do goleiro Marcelo. Entretanto, pouco tempo depois, o Império voltou a marcar em belo chute de Gabriel. Já no final do jogo, Éder fez o 4 a 2, confirmando a vitória do Império.
Pelo grupo C, o CL Tropa do Bem Kisto bateu o Fut dos Guri por 3 a 1. Jean e Laércio (2x) marcaram os gols da vitória. E Rômulo descontou para o Fut. Já na chave D, o Milan goleou o GAO pelo placar de 6 a 2. O triunfo foi encaminhado no primeiro tempo. Aos 4min, Gabi recebeu na área e bateu no canto para abrir o placar: 1 a 0. Dois minutos depois, Gabi lançou Dinho, que deu um toque no ar para fazer o segundo. Aos 8min, em contra-ataque, Toni lançou Gabi, que driblou o goleiro e colocou para as redes: 3 a 0. Aos 13min, após saída errada do GAO, Blade recebeu e encheu o pé para fazer o quarto.
Depois de rodar o elenco, o Milan só ampliou a vantagem no retorno dos titulares. Aos 8min, Gabi recebeu de Dinho e bateu de primeira para marcar o seu terceiro gol e o quinto do Milan. Aos 11min, Dinho fez 6 a 0, em chute cruzado. Sem nada a perder, o GAO se jogou para cima e chegou a descontar com Erickdeivid e Júnior, nada que pudesse ameaçar a vitória do Milan por 6 a 2.

OUTROS JOGOS
Já na quarta-feira (22), mais seis jogos foram realizados. No Veterano, AF da Praia (Capão) e Palmital empataram em 2 a 2 pela chave A. O time da casa abriu o placar aos 10min, com Alex de pênalti. No segundo tempo a AF foi para cima, jogando com Rafa como goleiro linha. O goleiro Léo tentou segurar a pressão, mas aos 5min saiu o empate no chute forte de Rodrigo que acabou furando o muro laranja.
A equipe de Capão seguiu pressionando até conseguir a virada aos 13min, em outro chute forte de Rodrigo. O jogo se encaminhava para vitória da AF até que, o Palmital puxou um contra-ataque, Lucas recebeu de Alex e, faltando 57 segundos, deixou tudo igual: 2 a 2. Nos instantes finais a AF teve a chance para vencer, mas o goleiro Léo fez outra boa defesa e a zaga afastou o perigo para a linha de fundo. Após a cobrança de escanteio, o Palmital tentou puxar escanteio, mas Zoita (AF) acabou dando um tapa na bola. O camisa 08 da AF recebeu o cartão vermelho direto e a partida terminou mesmo empatada.

Ainda pelo grupo A, o Santo Antônio (SAP) goleou o GAO por 7 a 1, com direito a três gols de Luizinho. Cleber, Alexandre, Nei e Gabriel marcaram os outros gols da equipe patrulhense. E Paulo César descontou para os osorienses. Já na chave B, o Santa Terezinha (Imbé) derrotou o Milan por 5 a 2.
Aos 4min, Diovani trouxe para o lado esquerdo e bateu no alto para fazer 1 a 0. Na segunda etapa, logo aos 2min, aproveitando contra-ataque, Alberí recebeu e bateu de primeira para fazer 2 a 0. Cinco minutos depois, Alberí ampliou a vantagem do Santa Terezinha. Em noite inspirada, o camisa 02 do time de Imbé atravessou a quadra com a bola e tocou na saída do goleiro para fazer o seu terceiro e o quarto gol do Sta. Terezinha.
Nos minutos finais o Milan esboçou uma reação. Aos 13min, Pepo só pisou na bola e Diego Brehm encheu o pé para descontar: 4 a 1. Trinta segundos depois, o goleiro Valmor chutou, Jussie defendeu e, no rebote, Jorge Henrique colocou para as redes. Aos 14min o Milan teve a chance de fazer o terceiro, mas no contra-ataque Diovani fez o 5 a 2, confirmando a vitória do Santa Terezinha.
Já pela Série Ouro, Atlético Nacional e Tropa do Gaúcho (Cidreira) ficaram no 1 a 1 em partida válida pelo grupo B. Após um primeiro tempo equilibrado e sem gols, o Atlético conseguiu sair na frente aos 4min da segunda etapa. Forlán recebeu de Nycollas e chutou forte entre as pernas do goleiro Valmir para fazer o 1 a 0.
Depois do gol, o jogo ficou pegado, com o time de Cidreira exagerando nas faltas. O Tropa tentava pressionar, mas parava nas defesas de Rafa. Até que, faltando 6min e 35seg para o término da partida, houve um pequeno apagão no Ginásio. Porém, quando o público iria iniciar um show com os celulares, a luz retornou e o jogo teve sequência com falta para o Tropa do Gaúcho. João Pedro chutou direto e deixou tudo igual: 1 a 1. A partir daí a partida ficou aberta, com ambas as equipes tendo chances para marcar. Entretanto, o jogo terminou mesmo empatado em 1 a 1. Vale ressaltar a torcida do Atlético, que é sempre um show a parte, que levou banda e até fumaça para dentro do Ginásio.
Na chave A da Série Ouro tivemos duas goleadas. O Resenha (SAP) fez 5 a 0 no Porto. O time de Santo Antônio da Patrulha teve a bola desde o início, mas quando chegava parava no goleiro Davi. O arqueiro do Porto Futsal é surdo e estava fazendo sua estreia em competições com ouvintes. Davi e o Porto conseguiram segurar a pressão até os 10min, quando Butiá recebeu na área e fez 1 a 0. Trinta segundos depois, Gustavo Barrufi recebeu, driblou o marcador e o goleiro e chutou para as redes fazendo o 2 a 0.
No segundo tempo o Porto chegou a acertar uma bola no travessão, mas foi só. Novamente com a posse de bola, o Resenha chegou ao terceiro gol aos oito minutos. Em um bate-rebate dentro da área, Nininho mesmo caído colocou a bola para o fundo das redes. Aos 10min, Robinho roubou a bola no meio da quadra e avançou com ela. O camisa 10 do Resenha tabelou com Julinho e marcou o quarto. Faltando 15 segundo, Julinho fez o 5 a 0, dando números finais ao jogo. Já o BG derrotou o Guaipecas por 9 a 0. Marcos (3x), Paulo (3x), Alan, Dieguinho e Gustavo fizeram os gols do jogo.

Todos os jogos estão sendo realizados no Ginásio Municipal Rutílio Kestering (Cirão), com partidas de segunda a sexta-feira, a partir das 19h, com exceção de segunda, que começam às 18h e 30min. Lembrando que a entrada é gratuita e aberta a toda comunidade osoriense. Quem preferir, pode acompanhar as partidas de casa, ao vivo pelo Youtube, no Canal De Primeira Transmissões.
CRÉDITOS: Lucas Rodrigues
