Vereadores realizam homenagem a professora e estudantes osorienses
OSÓRIO – O Plenário Francisco Maineri recebeu na noite de terça-feira (11), uma nova Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores. A Sessão contou com a presença dos nove vereadores: Charlon Muller, Ed Moraes, João Pereira e Lucas Azevedo do MDB; Luiz Carlos Coelhão, Maicon Prado, Ricardo Bolzan e Vágner Gonçalves do PDT; e Miguel Calderon do Progressistas.
Ao todo, foram aprovados nove Pedidos de Providência, sete Pedidos de Indicação e um Requerimento. Também foram aprovados três Projetos de Lei (PLs), todos de autoria do Executivo local.
O PL 146/2022 altera a Lei Municipal nº 3.503, de 23 de setembro de 2003, que “autoriza o Poder Executivo a transferir ao município de Cidreira, o lote nº 5, da Quadra 22”. Conforme o texto, no local será construído o prédio da Secretaria de Educação de Cidreira O projeto foi aprovado pelo placar de sete a um, recebendo voto contrário do vereador Lucas Azevedo (MDB).
O Projeto 154/2022 autoriza o Poder Executivo incluir elemento de despesa e abrir Crédito Especial por Redução Orçamentária no valor R$ 1,5 mil, que será destinado a Secretaria Municipal de Educação. Já o PL 156/2022, concede patrocínio cultural no valor de dois mil reais à Gisele Fialho Moacir para a participação no concurso Nova Garota Rio Grande do Sul 2022, o qual irá acontecer em Imbé, entre os dias dois e quatro de dezembro.
Os textos seguem para a sansão do prefeito Roger Caputi e começam a valer assim que forem publicados no Diário Oficial.
VETOS REJEITADOS
Os vereadores rejeitaram os vetos do prefeito aos Projetos de Lei 115 e 123/2022. O primeiro, de autoria de Lucas Azevedo, teve parte do veto rejeitado. O PL institui a Semana do Empreendedorismo no município, a ser comemorada, preferencialmente, na semana do dia 05/10, data comemorativa do Dia Estadual do Empreendedor.
Já o 2º projeto, de autoria do vereador Coelhão (PDT), teve todo o veto rejeitado. O PL dispõe sobre a descrição de informações sobre locações de imóvel, através de fixação de placa ou painel. De acordo com o texto, será obrigatória a instalação, pelo locador, de placa ou painel nos imóveis locados pelo Poder Público Municipal. Agora os textos voltam para análise, podendo voltar a votação futuramente.
PEDIDO DE VISTAS
O líder da Bancada do PP, Miguel Calderon fez o Pedido de Vistas ao Projeto 147/2022. De autoria do Executivo, o PL cria o selo Sabor de Osório para identificação de produtos produzidos no município, “como forma de incentivar o seu consumo”. O texto seguirá sendo analisado pelos vereadores e deverá voltar a votação nas próximas Sessões.
HOMENAGEM A PROFESSORA E ESTUDANTES
Ainda durante a Sessão, os vereadores realizaram a entrega dos Votos de Congratulações a diretora do Instituo Federal do RS (IFRS), Campus Osório, Flávia Twardowski, e as estudantes Camily Pereira e Laura Drebes. As três foram homenageadas por meio do Requerimento 056/2022, de autoria do líder da Bancada do PDT, o vereador Ricardo Bolzan, em razão da conquista do Prêmio Excelência, conquistado no Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, no último dia 30 de agosto, na Suécia. A cerimônia foi acompanhada de familiares, colegas e amigos das homenageadas.
O trabalho premiado das alunas Camily e Laura foi o SustainPads: Absorventes Sustentáveis e acessíveis a partir de subprodutos industriais, que teve orientação da professora Flávia. Durante a pesquisa, foram desenvolvidos absorventes higiênicos mais baratos e ambientalmente sustentáveis, em comparação com os produtos encontrados no mercado, de algodão e plástico. O baixo custo dos absorventes, que é de R$ 0,02 em média, contribui para reduzir o problema da falta de acesso a produtos adequados para o cuidado da higiene menstrual.
Os materiais absorventes foram produzidos a partir das fibras da palmeira juçara e do pseudocaule da bananeira (subprodutos industriais do Litoral Norte gaúcho). Dos resíduos da indústria nutracêutica (de cápsulas de medicamentos), as estudantes criaram um biofilme que envolve a parte interna do absorvente e é colocado dentro de suportes feitos com sobras de tecido.
Fotos: Adriana Davoglio