CIDADEGERAL

Vereadores aprovam projeto que institui Dia de Homenagem às vítimas da Covid

Sessão foi realizada na noite de terça-feira (21).

OSÓRIO – Foi realizada na noite de terça-feira (21), no Plenário Francisco Maineri, mais uma Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores. Estiveram presentes os seguintes deputados: Charlon Muller, Ed Moraes, João Pereira e Lucas Azevedo do MDB; Luiz Carlos Coelhão, Maicon do Prado, Ricardo Bolzan e Vágner Gonçalves do PDT; e Miguel Calderon do Progressistas.

Ao todo, foram votados e aprovados cinco Pedidos de Indicação, dois Pedidos de Providência, um Requerimento, uma Moção de Apoio e um Pedido de Decreto do Legislativo. Também foi aprovado, por unanimidade, o Projeto de Lei (PL) no 175/2021, de autoria do vereador Charlon Muller.

O PL institui o Dia Municipal em Memória ás Vítimas da Covid-19 no município. Segundo o texto, a data deve ser fixada no dia 15 de maio, referente a dia que ocorreu o primeiro óbito por causa do novo coronavírus em Osório, no ano de 2020. De acordo com o vereador Charlon, a homenagem desta data pretende “não deixar no esquecimento, os momentos de dor, e incertezas que a pandemia provocou em todos nós, enfatizando a importância da manutenção, difusão e valorização do sistema público e gratuito de saúde do povo brasileiro, que foi fundamental para salvar vidas no município bem como em todo o Brasil”.

HOMENAGENS

Foram entregues certificados de homenagem a autoridades e empresários do município que colaboraram com a Campanha ‘Osório sem fome, só depende de nós’, que arrecadou alimentos para as pessoas em situação de vulnerabilidade no município. Foram homenageados os secretários municipais Danjo Renê (Saúde), Dudu Pellegrini (Desenvolvimento, Cultura, Turismo e Juventude) e Solange Liçaraça (Assistência Social e Habitação); Maria Trevisan (representando os voluntários), representando a Brigada Militar (BM) os comandantes da Esfes, o major Marobim, e do CRPO Litoral, o coronel Luz; os Condomínios Campos de Dentro e Interlagos, os Supermercados Dalpiaz, Sicoob, Viu Internet, Redemac, Portela Serviços Funerários, além das Rádios Osório e Jovem Pan.

Também foram entregues votos de congratulações ao soldado da BM Alex dos Santos Dias pela conquista da medalha de prata no Mundial de Jiu-Jitsu, disputado nesse ano, na cidade de São Paulo. Além dele, foram homenageadas as seguintes pessoas: Elizabeth Regina de Medeiros (pelos 30 anos das Lojas La Leste), Sérgio Ferrari (pelos 60 anos das Lojas Safari) e Julio Rocha Bitencourt (pelos 24 anos de serviço prestado como operário na prefeitura municipal).

Comandantes da BM receberam certificados por participação em ‘Osório sem fome’. – Foto: Rita Rodrigues

Antes de encerrar a Sessão, a última como presidente da Câmara, Ed Moraes agradeceu aos colegas e servidores pela parceria durante o seu mandato e desejou “serenidade e sabedoria” ao seu sucessor. Vale lembrar que o vereador abriu mão do seu 2º mandato como presidente do Legislativo de Osório para poder voltar a atuar como advogado. Além disso, ele pretende lançar sua candidatura a deputado estadual nas próximas eleições. Com isso, o que tudo indica, é que Charlon Muller assumirá a presidência da Câmara para 2022. Enquanto não há uma definição, o vice-presidente, Miguel Calderon, assume o comando da Casa provisoriamente.

Foto: Divulgação.