OSÓRIO – O auditório Felipe Tiago Gomes, localizado no Centro Universitário Cenecista (Unicnec), recebeu na tarde da última quinta-feira (4), o I Fórum de Desenvolvimento Regional do Litoral Norte. O evento foi organizado pelo Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) do Litoral e contou com mais de 100 pessoas. Entres os presentes, destaque para a secretária de Meio Ambiente e Infraestrutura do RS, Marjorie Kauffmann, que representou o Governo gaúcho.
O evento teve início com a fala do presidente da Corede, Carlos Eduardo Martinez. Na Sequência foi a vez do deputado estadual Leonel Radde (PT) tomar a palavra. Também foram apresentados vídeos com as falas dos deputados estaduais Luciano Silveira (MDB) e Delegada Nadine (PSDB), além do senador Paulo Paim (PT).
Após as falas das autoridades, deu-se início o Fórum, com a realização de três painéis. Os professores André Baldai dos Santos, Clódis de Oliveira de Andrade e Filho e Cátia Grisa falaram sobre os seguintes temas: Ocupação e Vulnerabilidades Urbanas no Litoral Norte do RS; O que o Litoral Norte pode aprender com os movimentos de solo e rocha no Vale do Taquari?; e Mudanças Climáticas e Políticas Públicas Municipais.
Após o evento, o presidente da Corede Carlos Eduardo declarou: “Essa foi a primeira edição de tantas outras que virão, tendo o compromisso assumido pelo Corede Litoral em organizar diálogos, debates, discussões, ideias em prol do desenvolvimento regional em conjunto com a imprescindível preservação do meio ambiente natural e a necessidade de ações preventivas em razão dos desastres climáticos ocorridos em solo gaúcho nos últimos tempos”, resumiu Martinez.
OUTRO EVENTO
Na sexta (5), o Corede Litoral Norte realizou, novamente do auditório do Unicnec, uma reunião com municípios da região. Na ocasião, foram apresentados os impactos e consequências das enchentes nas cidades do Litoral. Para se ter uma ideia, a cidade de Mostardas apontou prejuízos acima de R$ 100 milhões. O aumento populacional também foi citado. Um exemplo é Balneário Pinhal, que atendeu mais de 10 mil pessoas. Conforme a Corede, todos os dados serão inclusos em um relatório, o qual será enviado ao Governo do Estado e, futuramente, divulgado a população.
FOTOS: Divulgação