Unicnec recebe Fórum de Desenvolvimento Regional

Presidente da Corede Litoral, Carlos Eduardo Martinez, ao lado do deputado Leonel Radde.

OSÓRIO – O auditório Felipe Tiago Gomes, localizado no Centro Universitário Cenecista (Unicnec), recebeu na tarde da última quinta-feira (4), o I Fórum de Desenvolvimento Regional do Litoral Norte. O evento foi organizado pelo Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) do Litoral e contou com mais de 100 pessoas. Entres os presentes, destaque para a secretária de Meio Ambiente e Infraestrutura do RS, Marjorie Kauffmann, que representou o Governo gaúcho.

O evento teve início com a fala do presidente da Corede, Carlos Eduardo Martinez. Na Sequência foi a vez do deputado estadual Leonel Radde (PT) tomar a palavra. Também foram apresentados vídeos com as falas dos deputados estaduais Luciano Silveira (MDB) e Delegada Nadine (PSDB), além do senador Paulo Paim (PT).

Após as falas das autoridades, deu-se início o Fórum, com a realização de três painéis. Os professores André Baldai dos Santos, Clódis de Oliveira de Andrade e Filho e Cátia Grisa falaram sobre os seguintes temas: Ocupação e Vulnerabilidades Urbanas no Litoral Norte do RS; O que o Litoral Norte pode aprender com os movimentos de solo e rocha no Vale do Taquari?; e Mudanças Climáticas e Políticas Públicas Municipais.

Professores Clódis, André e Cátia comandaram os painéis apresentados no evento.

Após o evento, o presidente da Corede Carlos Eduardo declarou: “Essa foi a primeira edição de tantas outras que virão, tendo o compromisso assumido pelo Corede Litoral em organizar diálogos, debates, discussões, ideias em prol do desenvolvimento regional em conjunto com a imprescindível preservação do meio ambiente natural e a necessidade de ações preventivas em razão dos desastres climáticos ocorridos em solo gaúcho nos últimos tempos”, resumiu Martinez.

Mais de 100 pessoas participaram do Fórum de Desenvolvimento Regional.

OUTRO EVENTO

Na sexta (5), o Corede Litoral Norte realizou, novamente do auditório do Unicnec, uma reunião com municípios da região. Na ocasião, foram apresentados os impactos e consequências das enchentes nas cidades do Litoral. Para se ter uma ideia, a cidade de Mostardas apontou prejuízos acima de R$ 100 milhões. O aumento populacional também foi citado. Um exemplo é Balneário Pinhal, que atendeu mais de 10 mil pessoas. Conforme a Corede, todos os dados serão inclusos em um relatório, o qual será enviado ao Governo do Estado e, futuramente, divulgado a população.

Cidades da região apresentaram os impactos e consequências causadas na região devido as enchentes que atingiram boa parte do Estado.

FOTOS: Divulgação