REGIÃO

TRANSFERÊNCIA DE CARTEIROS

As transferências de carteiros das cidades de Arroio do Sal e Cidreira estão gerando um descontentamento por parte da classe e servidores dos Correios e das comunidades envolvidas. Em Arroio do Sal, a transferência do Centro de Distribuição (CDD) para Torres com o deslocamento de carteiros para Torres, Terra de Areia e Capão da Canoa gerou uma moção de repúdio por parte da Câmara de Vereadores.

Esta moção de repúdio foi aprovada na Sessão Ordinária do último dia 16/05 e encaminhada à Câmara dos Deputados em Brasília, onde o deputado federal Pompeo de Mattos (PDT) se manifestou na Câmara Federal durante o uso da tribuna, no dia 17. “É um desmonte dos Correios. Com a transferência, os carteiros de Arroio do Sal têm que ir diariamente para Torres. A agência tem 30 anos e isto é uma falta de sensibilidade, é desumano e injusto” declarou o parlamentar. Pompeo de Mattos enfatizou que estará contatando com a direção dos Correios para buscar reverter a situação.

Já na última quinta (19), o deputado estadual Pepe Vargas (PT) registrou da tribuna da Assembleia Legislativa a informação recebida de moradores do município de Arroio do Sal, dando conta do fechamento da agência dos Correios na localidade. Os trabalhadores serão transferidos para Torres, Capão da Canoa ou Terra de Areia. O atendimento será realizado no Centro de Distribuição Domiciliar de Torres, distante 35 quilômetros de Arroio do Sal.

Conforme o deputado, não é a primeira vez que os Correios tentam retirar seus serviços do município. Ele destacou, ainda, que Arroio do Sal, como diversos municípios do Litoral Norte, é local de moradia de muitos aposentados, os quais passarão a enfrentar enormes transtornos sem a agência dos Correios. O parlamentar explicou que o Correio detém o monopólio postal da União, mas não o serviço de entregas, que é onde se dá a disputa com o setor privado. Pepe disse ainda que vai se manifestar junto à direção dos Correios para que o serviço seja mantido em Arroio do Sal.

Os carteiros de Cidreira encaminharam uma nota, por meio do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos do RS (Sintect-RS), onde mostram sua indignação com a transferência de quatro trabalhadores para Balneário Pinhal e a transferência do CDD para Tramandaí. Já na Câmara de Vereadores de Cidreira também houve manifestação favorável aos carteiros.

O QUE DIZ OS CORREIOS – Os Correios do Estado justificam que para aprimorar o gerenciamento das equipes que trabalham com a entrega de cartas e encomendas, estão implementando um projeto de centralização da gestão da distribuição em diversas localidades do país. Assim, o objetivo é qualificar e agilizar a distribuição.