CIDADEGERAL

TransAmbiental é a nova empresa de coleta de lixo na cidade

Empresa começou a realizar o serviço em Osório no último sábado (15). – Foto: PMO

OSÓRIO – A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária, anunciou que a empresa TransAmbiental é a nova responsável pela realização da coleta de resíduos residenciais na cidade. A empresa assumiu os serviços no último sábado (15).

Vale destacar que durante a temporada de Verão, o serviço também será realizado aos domingos, inclusive nas praias de Atlântida Sul e Mariápolis. “Conhecemos a capacidade técnica e a experiência da empresa TransAmbiental no ramo de coleta de resíduos, nos dando segurança para qualificar nossos serviços”, esclareceu o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Fernando Campani.

A coleta dos resíduos é supervisionada via GPS de cada caminhão pelo engenheiro fiscal de contrato e pelo secretário da pasta, Fernando Campani. O primeiro transbordo e pesagem é na Central de Triagem e Logística de Resíduos Urbanos da prefeitura. Logo após, o resíduo segue para o Transbordo da CRVR, que destina para um aterro sanitário com aproveitamento do gás Metano para geração de energia térmica e elétrica.

A triagem dos resíduos para reciclagem aumentou significativamente nos últimos seis meses, o que gerou mais renda aos cooperados da Cooperativa CALIXO. A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária também estará realizando amostras gravimétricas para avaliar a qualidade dos resíduos para fins de beneficiamento alternativo e atrair investidores. O município também conta hoje com um Mapa de Ecopontos para coleta de resíduos especiais, tais como óleo de cozinha usado, lâmpadas fluorescentes (com mercúrio) e resíduos eletrônicos.

A Secretaria está instalando uma Política do Lixo Zero com Logística Legal e sustentável. “A campanha de colocação do lixo no coletor é apenas o início de um sistema de coleta, segregação, destinação, beneficiamento e/ou acondicionamento final, operamos em todo o ciclo do resíduo e isso é uma verdadeira gestão sem propaganda. O nosso desafio é muito grande e estamos iniciando um trabalho verdadeiro de gestão de resíduos”, afirmou o secretário Campani.