Torrescar encerrará 19 linhas intermunicipais
A empresa de transporte Torrescar anunciou na segunda-feira (11) que irá realizar no dia 29 de março o encerramento de 19 linhas intermunicipais. Isso vale para todas as operações mantidas pela empresa junto a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan).
As linhas abrangem os municípios de Capão da Canoa, Osório, Terra de Areia, Torres e Xangri-lá. Somente em Osório serão seis linhas encerradas, incluindo as linhas: Atlântida Sul – Curumim; Capão da Canoa – Atlântida Sul; Capão da Canoa – Osório; e Osório – Cerrito (veja lista completa no final da matéria).
De acordo com a diretora da Torrescar, Renata Guimarães Dimer, “a decisão partiu da Torrescar devido à dificuldade de manutenção do serviço e a viabilidade da execução das linhas”. Ela ainda afirmou que, ainda no fevereiro, a empresa entregou uma carta a Metroplan explicando os motivos e pedindo o encerramento dos serviços.
Já a Metroplan informou que está buscando uma saída, junto ao Ministério Público do RS (MP-RS), para conseguir resolver o problema. Na última quinta (7), foi enviado um documento de Chamamento Público para possíveis interessadas em assumir as linhas, tendo como prazo final para apresentarem as propostas na quarta-feira (13). Lembrando que o anúncio da nova empresa deve ser feito até 29/03. Entretanto, enquanto não há uma definição de quando e quais empresa pegarão as linhas, a população aguarda por uma solução rápida para esse problema.
LINHAS QUE SERÃO ENCERRADAS
Arroio Carvalho – Terra de Areia;
Atlântida Sul – Curumim;
Capão da Canoa – Atlântida Sul;
Capão da Canoa – Boa União;
Capão da Canoa – Osório;
Capão da Canoa/Osório/Estrada Municipal
Capão da Canoa – Rainha do Mar;
Capão da Canoa – Terra de Areia (Via Morro Alto);
Capão da Canoa/Torres/Ulbra (RT419 e RT420);
Capão da Canoa/Xangri-lá/Osório/Facos;
Capão Novo – Xangri-lá;
Osório – Cerrito;
Terra de Areia/Torres/Ulbra;
Torres – Colônia São Pedro;
Torres – Morro Azul;
Torres – Morro de Dentro;
Torres – Roça da Estância;
Três Pinheiros – Capão da Canoa