GERAL

Termina nesta sexta-feira o prazo para entrega do Imposto de Renda

Cerca de 45 milhões de pessoas já realizaram a declaração do IRPF 2024, em todo o país. O número ultrapassou a expectativa do Governo Federal para este que ano, que era de 43 milhões. No Rio Grande do Sul, moradores dos 399 municípios atingidos pelas enchentes de maio têm até esta sexta-feira (31) para realizarem a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).

Até ontem (quinta), aproximadamente 2,9 milhões de declarações haviam sido realizadas no Estado, o que equivale a cerca de 95% do total de declarações esperadas no RS. No Litoral Norte gaúcho, foram realizadas, até o momento, 93.993 declarações, sendo 3.190 fora do prazo. Somente em Osório, segunda cidade com mais registros do IRPF, foram 14.034 declarações, com 771 fora do prazo. O número é maior que o registrado nos últimos três anos. Além de Osório, outros três municípios do Litoral registram mais de 10 mil declarações: Capão da Canoa (15.020), Tramandaí (12.235) e Torres (11.317).

DECLARAÇÃO

Para quem ainda não fez, a recomendação é utilizar a declaração pré-preenchida, principalmente para evitar erros de digitação causados pela pressa. Vale ressaltar que a responsabilidade pelas informações, ainda que utilizando a pré-preenchida, é do contribuinte, que deve conferir as informações apresentadas e, se for o caso, corrigi-las. A declaração deve ser realizada em: www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda.

CRÉDITO
Divulgação