Sobe para 10 número de cidades que decretaram situação de emergência no RS

thumbAumentou para dez o número de cidades no Rio Grande do Sul que decretaram situação de emergência devido aos transtornos da chuva. De acordo com o último boletim da Defesa Civil divulgado nesta segunda-feira, os municípios de Panambi, Sertão e São Jerônimo se juntam a Tiradentes do Sul, Campo Novo, Três Passos, Coronel Bicaco, Santo Augusto, Tenente Portela e Cristal que também já tinham enviado o decreto.

Segundo a Defesa Civil, 56 municípios do Estado já registraram danos causados pela chuva. O número de famílias prejudicadas também aumentou. O órgão informou que 162 famílias foram desalojadas e 74 desabrigadas. As famílias estão fora de casa em Santo Ângelo, Panambi, Ajuricaba, São Sebastião do Caí, Uruguaiana, Itaqui, São Borja, Campo Novo, Ijuí, Estrela, Arroio do Meio, São Jerônimo, Montenegro, Lajeado, Cristal e Cachoeira do Sul.

O nível do Rio Uruguai varia em algumas regiões. Enquanto que em Itaqui e Uruguaiana a água está subindo, em São Borja o volume está abaixando. A Defesa Civil segue em estado de alerta, com o monitoramento das Coordenadorias Regionais em conjunto com os municípios.

Estradas bloqueadas em Porto Alegre 

As estradas das Quirinas, Luis Corrêa da Silva e Jorge Pereira Nunes, localizadas na zona rural e sem pavimentação em Porto Alegre, foram bloqueadas pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) na manhã desta segunda-feira. O motivo são problemas na condição de tráfego em razão da chuva.

O transporte coletivo foi afetado. Na estrada das Quirinas, a linha A99 – Passo da Batalha está circulando somente até a estrada São Caetano. Na Luis Corrêa da Silva, as linhas de ônibus R67 – Rápida Lami Belém Novo, 267.2 – Lami (via Beco da Vitória) e 267.5 Lami (até Cavalhada) operam com alteração no itinerário, com desvio pela avenida do Lami, estrada Otaviano José Pinto, retorno na praia, estrada do Varejão até o terminal.

O bloqueio na Jorge Pereira Nunes também gera desvio de ônibus. A linha 281.2 – Campo Novo/ Gedeon Leite é desviada pela rua Maurílio Ferreira, estrada Cristiano Kraemer, avenida Edgar Pires de Castro e avenida Juca Batista.