Sete toneladas de produtos são apreendidas no Litoral

Operação fiscalizou três estabelecimentos no município de Torres.

Teve início nesta semana, uma Operação para fiscalizar estabelecimentos comerciais alimentícios do Litoral Norte gaúcho. O trabalho é realizado pelos agentes do Programa Segurança Alimentar RS, com auxílio do Ministério Púbico do Estado (MP-RS), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Vale ressaltar a presença do promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre.

As ações também contaram com a participação de membros da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi); da Vigilância Sanitária, Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar (BM); e da Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor (Decon). Vale ressaltar que os nomes dos comércios fiscalizados não foram divulgados.

FISCALIZAÇÃO EM TORRES

Na segunda-feira (22), três estabelecimentos foram fiscalizados em Torres, sendo todos os locais autuados. Conforme o MP-RS, foram encontrados produtos sem procedência, com a validade vencida, armazenados de forma inadequada e em temperatura diferente da indicada. Além disso, alguns itens como álcool 92,8°, soda cáustica e medicamentos, de venda proibida em mercados, foram apreendidos de forma cautelar.

Ao todo, foram recolhidos cerca de 400 quilos de alimentos e produtos impróprios para consumo. Ainda segundo o Ministério Público, todo material foi analisado e, parte dele, foi doado ao Centro de Estudos Costeiros Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), localizado em Imbé.

Em Torres foram apreendidos diversos produtos, incluindo carne.

OPERAÇÃO EM IMBÉ

Na terça (23), três estabelecimentos localizados nas praias de Imbé e Santa Terezinha foram fiscalizados, sendo todos autuados por apresentarem irregularidades. Foram encontrados produtos sem procedência, com a data de validade vencida ou sem validade, e armazenados de forma inadequada. Além disso, também houve registro de venda de matérias proibidos em supermercados, como álcool 92,8° e soda cáustica. Ao todo, foram recolhidas 5,5 toneladas de alimentos e produtos impróprios para consumo, sendo 750 quilos doados ao Ceclimar.

Ação em Imbé apreendeu 5,5 toneladas de produtos e alimentos impróprios para consumo.

INTERDIÇÕES EM CAPÃO

Na quarta-feira (24), os agentes fiscalizaram seis estabelecimentos em Capão da Canoa, sendo três supermercados, dois restaurantes e uma padaria. Desses, um mercado acabou sendo autuado. Já os dois restaurantes foram interditados por apresentarem péssimas condições de higiene e problemas estruturais. Além disso, um dos locais estava sem Alvará.

Durante a ação, foi apreendida 1,2 tonelada de produtos impróprios para consumo, sendo encontrados itens sem procedência, com a validade vencida e armazenados de forma inadequada. Também foram recolhidas frutas e outros alimentos mofados e/ou estragados. Não bastasse isso, ainda foi encontrado em um dos estabelecimentos carne de gado com sinais de tuberculose. Todos os produtos recolhidos foram levados para descarte.