Secretaria de Educação do Estado realiza Projeto ‘Escola Segura e Em Paz’

As atividades formativas são realizadas presencialmente e têm duração de 20 horas, envolvendo teoria e prática. - FOTO: Seduc

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) iniciou neste mês a realização do Projeto Escola Segura e Em Paz. Uma ferramenta pedagógica para promover um ambiente escolar saudável e inclusivo, a iniciativa tem como objetivo formar novos facilitadores dos Círculos de Construção de Paz (CCP) para a prevenção da violência nas escolas, aplicando conceitos da Justiça Restaurativa e da Cultura de Paz.

As primeiras formações ocorreram entre os dias 09 e 10 de abril, em Escolas Estaduais de Farroupilha, Erechim e no Litoral Norte gaúcho, nas regiões de Capão da Canoa e Torres. Já entre os dias 17 e 19/04, as atividades foram realizadas nas cidades de Caxias do Sul e Rio Grande. Elas são realizadas presencialmente e têm duração de 20 horas, envolvendo teoria e prática. Os instrutores são voluntários, formados pelo curso da Escola da Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris).

De acordo com a assessora do Núcleo de Cuidado e Bem-Estar Escolar, Thamy Fernanda de Souza, a ideia é expandir o projeto para todas as escolas estaduais, que poderão selecionar (no mínimo) dois professores para receber essa qualificação.

A metodologia escolhida trabalha com dinâmicas circulares. A partir de um olhar amplo, focado em criar um espaço de respeito e conexão, os facilitadores são orientados a agir de forma empática e sensível, de modo a promover um estado de acolhimento coletivo e confidencialidade. Os facilitadores são capacitados para lidar com situações que possam surgir no ambiente escolar, como bullying ou casos de racismo, por meio do diálogo e da compreensão. Ao mesmo tempo, os professores são incentivados a mobilizar outros temas nos círculos, como os sentimentos dos alunos, discussões sobre os valores sociais de convívio, questões de pertencimento e de qualidade de vida no ambiente escolar.

Além de fortalecer vínculos entre alunos, professores e equipes escolares, o projeto também está inserido no contexto de desenvolvimento de uma política estadual de cuidado e bem-estar escolar. As formações buscam implementar na prática as competências socioemocionais estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular, como o autoconhecimento, a empatia, a cooperação, a responsabilidade e a cidadania.

CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO E PAZ

Baseada na noção de Justiça Restaurativa, que propõe o encontro e a conciliação em vez da punição, o formato dos Círculos de Construção de Paz é estruturado para promover o diálogo. Um facilitador auxilia os participantes a construir um espaço seguro de conversa, partindo de perguntas norteadoras. O método é baseado em etapas que permitem a fala e a escuta ativa de todos os participantes, que são estimulados a refletir e pensar em conjunto sobre a resolução dos conflitos.